
No sábado, 29 de março, aconteceu a 1ª Simultânea de Xadrez Amantikir, realizada no Grupo Escoteiro Amantikir, na cidade de Cruzeiro. O jogador anfitrião, Mori Moran Neumann, enfrentou 30 participantes, dentre eles 13 jogadores de Pinda, alunos da Escola Estadual Professora Yolanda Bueno de Godoy.
A participação dos alunos foi viabilizada com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e do Clube de Xadrez de Pinda. A maioria dos participantes era do 7º ano, incluindo Kauan Leite, Pyetro Diniz, Isabella Trindade, Izadora Cruz, Patrick Ramos, Kauã Leite, Emilly Zanete, Marcos Piedade e Matheus Veiga. Do 8º ano participaram Bruna Muraro, Danilo Ramos, Hanna Braz e Alec Conceição, e do 9º ano, também Alec Conceição.
Os alunos foram acompanhados pelo professor de educação física Daivison de Paula Lima, responsável pelas atividades de xadrez na escola, e pela professora de matemática Dielly Vidal. Foi uma experiência inédita para os estudantes, representando um momento de muito aprendizado.
Após o término da simultânea, o anfitrião Mori Neumann ministrou uma aula coletiva aos participantes e demonstrou interesse em visitar a escola Yolanda Bueno para conhecer de perto o trabalho desenvolvido com o xadrez.
Segundo a técnica Denise Leal, projetos como esse são essenciais para despertar talentos nas categorias de base da modalidade no município.








