
A delegação de taekwondo de Pindamonhangaba alcançou um resultado histórico durante a Seletiva para o Campeonato Brasileiro, realizada entre os dias 19 e 21 de junho, em Londrina (PR).
Composta por 38 integrantes, entre eles 28 atletas, quatro membros da comissão técnica, três árbitros, uma fisioterapeuta e dois motoristas, a equipe do município confirmou o seu favoritismo no cenário nacional ao conquistar um total de 24 medalhas e carimbar a classificação de 13 atletas para a principal competição do país.
A jornada rumo ao Paraná começou na madrugada da última sexta-feira (19), com a partida do ônibus fretado em frente ao centro esportivo ‘João do Pulo’. Após uma viagem de mais de dez horas, a equipe desembarcou diretamente no ginásio de competições.
O primeiro dia foi marcado por intensa preparação, que incluiu descanso pós-viagem, almoço coletivo e um treino técnico preparatório à tarde, encerrando-se com a pesagem oficial dos atletas e a participação da comissão em cursos de capacitação.
Sob o comando do Head Coach Mestre Gutto Guarnieri e dos técnicos Lucas Ayoub, Maísa Luar e Rafaela Bertoni, o time colheu os frutos do treinamento já no sábado (20), com os combates das categorias Infantil e Cadete. No domingo (21), foi a vez dos atletas do Sub-21, Juvenil e Adulto entrarem no tatame, consolidando o excelente desempenho técnico do município.
O saldo final da competição foi altamente expressivo: Pindamonhangaba faturou 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 11 de bronze, além de dois quintos lugares. Subiram ao topo mais alto do pódio os atletas Helena Mafalda, Clara Cypriano, Beatriz Lima, Laís Machado, Murilo Diniz, Rafaela Bertoni e Guilherme Marcel.
A comissão técnica avaliou a participação como extremamente positiva. O sucesso da viagem foi viabilizado pelo apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que garantiu o transporte e as inscrições, somado ao esforço de atletas e familiares, que custearam alimentação e alojamento, e ao suporte voluntário da fisioterapeuta Franciely Cosme.








