
é palestrante, jornalista,
radialista e consultor.
Voluntário como palhaço
hospitalar há 17 anos,
fundador da ONG Canto
Cidadão, consultor associado para o
voluntariado da GIA Consultores para
América Latina e sócio da empresa de
consultoria Comunidea.
O voluntariado pode ser uma ferramenta estratégica poderosa tanto para organizações sociais quanto para empresas e universidades. Para organizações sociais, ele é essencial para a execução de suas atividades e ampliação de impacto, trazendo habilidades diversas, novas perspectivas e energia renovada. Além disso, aumenta a visibilidade na comunidade, atrai apoio e recursos, e facilita parcerias valiosas.
Para empresas, o voluntariado corporativo promove responsabilidade social e fortalece a cultura organizacional. Funcionários envolvidos em causas sociais desenvolvem habilidades como liderança e trabalho em equipe, melhorando o engajamento e a satisfação no trabalho. Além de fortalecer a imagem pública da empresa, esses programas podem aumentar a retenção de talentos, pois funcionários valorizados tendem a permanecer na organização, reduzindo custos com rotatividade e criando um ambiente de trabalho mais positivo.
Nas universidades, o voluntariado pode substituir estágios ao cumprir carga horária de atividades de extensão. Isso permite que os alunos ganhem experiência prática, ajudando as organizações sociais e se preparando para o mercado de trabalho. Ao integrar o voluntariado em suas estratégias, empresas, organizações sociais e universidades criam um impacto positivo tanto internamente quanto na comunidade em geral.