O Senac Pindamonhangaba está com uma campanha especial na biblioteca durante as férias, aberta, inclusive, ao público externo. O programa Férias com Leitura permite que os materiais emprestados no local, a partir de 4 de dezembro, possam ser devolvidos até 5 de fevereiro, disponibilizando bastante tempo para os leitores apreciarem os títulos de seu interesse.
Cada leitor pode emprestar até cinco livros. Se ele for aluno do Senac, é permitido levar para casa livros técnicos e de literatura. Para a comunidade externa, é autorizado o empréstimo de livros de literatura. O cadastro na biblioteca é feito na hora, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e um comprovante de residência atualizado.
O acervo da biblioteca do Senac Pindamonhangaba é composto por aproximadamente 5 mil exemplares, entre eles mangás, literatura americana, literatura inglesa, literatura japonesa e literatura brasileira, diversificando entre romance, contos, crônicas e poesia.
“Em uma sociedade conectada digitalmente criamos a tendência de buscar informações de maneira rápida, porém, sem o devido aprofundamento. No campo profissional, a leitura de livros selecionados pelo corpo técnico da nossa unidade, garante ao leitor o aprendizado que ele precisa para ascender na carreira. Quanto à leitura de entretenimento, ainda no contexto de um mundo conectado, essa é uma prática que pode auxiliar o leitor a desacelerar e aproveitar um momento de diversão com um custo quase zero, além de ampliar o seu vocabulário e exercitar a empatia, conectando-se aos personagens das tramas”, declara Carlos Henrique dos Santos, bibliotecário do Senac Pindamonhangaba.
Carlos também dá dicas a quem está indeciso sobre qual título ler nas férias. Segundo ele, para quem gosta de clássicos da ficção científica as indicações são Blade Runner (Androides sonham com ovelhas elétricas?), de Philip K. Dick, que deu origem ao filme de mesmo nome, e Neuromancer, de William Gibson, que inspirou os longas-metragens Matrix e Laços de Sangue, da dama da ficção cientifica Octavia E. Butler. Para amantes da literatura nacional ele recomenda o romance afrofuturista O último ancestral, de Alê Santos, e o romance de fantasia urbana A Arma Escarlate, de Renata Ventura. Ainda entre os nacionais, para as pessoas românticas, uma opção é Belleville, de Felipe Colbert, e para os fãs de terror, Carlos indica O Vilarejo, de Raphael Montes.
Já para os aficionados em fantasia épica, está disponível a coleção O Trono de Vidro, de Sarah J. Maas, e O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss. Os fãs de leitura mais introspectiva podem gostar de O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman, e Minha Querida Sputnik, de Haruki Murakami.
A biblioteca do Senac Pindamonhangaba funciona de segunda à sexta, das 8h às 21h30, e, aos sábados, das 8h às 14h15. É recomendado que o leitor chegue pelo menos 45 minutos antes do fechamento, para que tenha tempo hábil para escolher os títulos e efetuar o empréstimo.
É importante lembrar que o expediente no Senac Pindamonhangaba estará suspenso de 22 de dezembro de 2023 a 1º de janeiro de 2024, devido ao recesso de fim de ano. A unidade reabrirá em 2 de janeiro de 2024, terça-feira, a partir das 14h.
Mais informações podem ser obtidas no Portal do Senac.