Vital para o pensamento humano, o cérebro deixou de ser um mistério para a neurociência que, há algumas décadas, começou a desvendar como funciona esse órgão. O que temos dentro da nossa cabeça? Para responder às dúvidas frequentes em relação a este assunto, as escolas Supera – presentes em todo o Brasil e também em Pindamonhangaba – apoiam a causa com a realização de várias atividades.
Até o dia 17 de março, o Supera promove e apoia no Brasil a Semana Mundial do Cérebro, lançada pela entidade americana Dana Foundation. A ação vai mobilizar as 260 unidades do SUPERA, somando esforços com parceiros de todo o mundo e incentivando as discussões e reflexões sobre a saúde do cérebro. O objetivo é reforçar e conscientizar sobre os avanços da neurociência e a importância dos cuidados com a saúde do cérebro.
Para isso, o SUPERA realiza hoje, dia 14 de março às 19h, uma live exclusiva intitulada “O futuro do seu cérebro – O que diz a neurociência.”, um evento online com informação de qualidade, com a neurocientista parceira da marca, Livia Ciacci e a neurologista Ilana Werneck, franqueada SUPERA de Pouso Alegre (MG). A live acontecerá no canal oficial do SUPERA no YouTube e a participação é gratuita mediante inscrição.
Além disso, durante todo o mês de março, as unidades SUPERA de todo o Brasil estarão de portas abertas para tirar dúvidas da população acerca dos cuidados com a saúde do cérebro. Basta entrar em contato com a unidade mais próxima e agendar um atendimento.
Por que o SUPERA participa? Em sintonia com a proposta da Dana Foundation, o SUPERA faz questão de reforçar a mensagem sobre as pesquisas que envolvem o cérebro e como os exercícios cognitivos garantem qualidade de vida e bem-estar, das crianças até o público 60+.
Criado pelo empresário brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo há 18 anos, o Método SUPERA é pioneiro no oferecimento de um curso de ginástica para o cérebro no país. A ginástica para o cérebro é baseada no conceito da neuroplasticidade, que mostra que todo mundo pode se modificar, ou seja, estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras. Atividades para o cérebro são traduzidas como estímulos, então é por meio dos estímulos de qualidade organizados que ele é capaz de criar novas conexões, restabelecer conexões neurais e melhorar seu desempenho.
O proprietário da unidade em Pinda, Rafael Claro, salientou que quando chegou na cidade, há 5 anos, quase ninguém sabia o que era Ginástica para o Cérebro e treino cognitivo. “Hoje percebemos que muita gente já entende a importância de cuidar do cérebro assim como cuidam do corpo e isso faz parte dessas iniciativas de levar conhecimento para as pessoas. A Neurociência é uma ciência muito jovem ainda e o nosso trabalho é informar e ajudar cada vez mais as pessoas sobre como cuidar da saúde do cérebro e ajudá-los a treinar esse órgão tão complexo e incrível”, salientou Rafael.
Uma dica para que as pessoas possam treinar o cérebro em casa é ter jogos de tabuleiros, atividade que era muito comum no passado como passatempo e que hoje os estudos mostram uma importância enorme para trabalhar habilidades com pensamento estratégico, atenção, agilidade de raciocínio, foco, criatividade e muito mais. Além disso, a prática de atividades cognitivas, uma alimentação balanceada, ingestão de água, fazer exercícios físicos e ter uma boa sociabilidade são os ingredientes principais para garantir uma qualidade de vida e um bom funcionamento do nosso cérebro. O Supera em Pindamonhangaba fica na rua Campos Salles, 549, ao lado da biblioteca municipal. O telefone de contato é o 99785-5429.