Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
>> Ir para site antigo

Prefeitura mantém ações para retirada de vegetação após chuva forte

Mesmo após alguns dias do vendaval que atingiu a entrada da cidade e bairros adjacentes, a Prefeitura de Pindamonhangaba prossegue com ações para dar suporte aos moradores e residências afetadas pelos fortes ventos, que chegaram a velocidades próximas de 100km/h.

Na última sexta-feira, dia 29, a equipe da Defesa Civil continuou os trabalhos no bairro Lago Azul, onde ruas como Jacarandá, Flamboyant, Mognos e Gerivasnona tinham muitos galhos e troncos. A equipe trabalhou durante todo o dia, e algumas vegetações foram retiradas com a ajuda de equipamentos adequados.

O que acontece é que muitos moradores colocaram material e vegetação de suas residências na rua, e isso aumentou a retirada. Por isso, a equipe da Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou caminhões e ainda encaminhou os reeducandos da Secretaria de Meio Ambiente para auxiliar na retirada de materiais e acelerar esse trabalho,” explicou o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano.

Somente no Lago Azul, a Prefeitura atendeu mais de 20 ocorrências de queda de árvores. “Trata-se de um trabalho técnico e difícil de realizar, com o agravante de que inúmeras ocorrências estavam sobre fiação de alta tensão, e, sendo assim, nestes casos, somente a EDP teve prerrogativa e condições para atuar, o que acabou protelando um pouco o atendimento. Segundo orientação da própria EDP, casos suspeitos de estar sobre fiação elétrica a empresa teve que ser acionada e esperar a chegada do técnico para validação,” afirmou Michel.

Além da falta de energia, os moradores reclamaram que a queda de postes dificultava o acesso dos bairros rurais para a região urbana.

Segundo a EDP, várias equipes atuaram no bairro Pinhão do Borba e na região do Lago Azul. A região do Parque da Cidade também teve o restabelecimento de energia. “Tudo que a Prefeitura pode fazer dentro de sua alçada foi feito. Cobramos agilidade da empresa EDP enviados documentos, e-mails e mensagens por WhatsApp para a gestora da empresa que atende o setor público relatando todas essas dificuldades e foi cobrada agilidade nos serviços, porém o número de ocorrências foi bem grande,” afirmou o responsável pelo Setor Elétrico da Prefeitura, Mateus dos Santos.

Informações de órgãos técnicos recebidas pela Prefeitura confirmaram a velocidade do vento na última quarta-feira, dia 27, confirmando que as rajadas a 10 metros de altura atingiram a velocidade de 87,7 km/h e a 2 metros de altura chegaram a 60,84 km/h.

Pindamonhangaba, BR
20:49 pm, abril 21, 2024
18°C
céu limpo

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais