Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pindamonhangaba se torna a primeira cidade antirracista de São Paulo

Município é o primeiro do Estado de São Paulo a aderir o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e à Rede Global de Cidades Antirracistas

Município é pioneiro nas causas de promoção racial e combate ao racismo

Em abril deste ano, o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, assinou o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e a Rede Global de Cidades Antirracistas, tornando Pindamonhangaba a primeira cidade do Estado de São Paulo a integrar o Pacto e a Rede Global de Cidades Antirracistas. Isso faz do município uma pioneira nas causas de promoção racial e combate ao racismo e todas as formas de discriminação.

Em 28 de julho, durante uma reunião da rede de Cidades Antirracistas, diversas pautas relevantes foram debatidas e estratégias de ações seguintes foram traçadas. Durante a assembleia, houve uma votação democrática entre as Cidades da Rede Antirracista, na qual o município de Pindamonhangaba foi escolhido para compor a subsecretaria de Comunicação da Rede, obtendo aprovação unânime.

Pindamonhangaba tem se destacado pelas ações que vem desenvolvendo no município. Um exemplo disso é o Mês de Maio, com as Políticas de Valorização e Promoção da Igualdade Racial, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Governo (por meio do Departamento de Comunicação). Foram realizadas ações como a confecção do Livreto “Heróis da Liberdade”, utilizado como instrumento pedagógico para divulgar as personalidades e fatos relevantes para a cidade, além da Premiação Protagonistas Negras, que reconheceu mulheres negras que impactam a sociedade.

A próxima meta a ser alcançada é a realização do I Fórum de Promoção da Igualdade Racial, que tem como objetivo criar o Plano Municipal com a participação popular, bem como estabelecer o Comitê de Avaliação e Monitoramento das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.

O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, destaca a importância de Pindamonhangaba ser uma cidade antirracista. Ele ressalta que buscar a efetivação de políticas de promoção e valorização da população negra é buscar reparação histórica, mais acessos e permanência da população negra, além de combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Para Cidinha Pedroso, diretora de Direitos Humanos, a questão do racismo é algo que vem desde tempos remotos desde a formação do país e ainda impacta a sociedade atual. Ela afirma que as ações e planos da gestão municipal para a construção de uma sociedade antirracista têm sido um marcador de avanço para Pindamonhangaba.

O prefeito Dr. Isael Domingues ressalta a importância dessa movimentação. Ele enfatiza que Pindamonhangaba vem evoluindo em diversas áreas e que não poderia deixar de lado as políticas públicas voltadas para os Direitos Humanos. Ele busca uma Cidade Antirracista, com políticas pensadas a partir da participação da gestão pública e da população.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
18:01, pm, junho 21, 2024
temperature icon 24°C
céu limpo
Humidity 46 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais