A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, inaugura nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, às 15h30, a oitava unidade do NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico, desta vez no bairro Vila Rica.
Na nova unidade, serão atendidas 50 crianças que residem no bairro e proximidades, nas especialidades de fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade e arteterapia. No NAP, os atendimentos são realizados às crianças da Rede Municipal de Ensino que apresentam dificuldades de aprendizagem, que têm algum diagnóstico TEA (transtorno do espectro autista), TDAH, deficiência intelectual, deficiência visual, auditiva e síndromes, com enfoque educacional.
No total, Pinda terá com essa unidade, um total de 8 NAPs, sendo 2 NAP Triagem (Bela Vista e Pasin), que realizam as avaliações e elaboram o plano terapêutico, e 6 NAP atendimento, que realizam as intervenções e estimulação: Centro, Tabaú, Araretama, Cidade Nova, Pasin e agora no Vila Rica.
O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, ressalta a qualidade do atendimento ofertado nos Núcleos de Apoio Psicopedagógico. “Temos equipes altamente qualificadas, com profissionais capacitados e que realizam um trabalho técnico e humanizado aos alunos que precisam de atenção especial”, disse.
Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, “a ampliação dos NAPs demonstra o compromisso e a preocupação da gestão em ofertar os atendimentos necessários e de qualidade aos estudantes que necessitam do serviço, subsidiando o trabalho pedagógico realizado nas salas de aula”.
Desde 2022, os NAPs Atendimento têm à frente a empresa INFAP. A partir da assinatura do termo de colaboração técnica e financeira, os NAPs de Pindamonhangaba passaram a atender cerca de 630 alunos da Rede Municipal, proporcionando mais qualidade de vida aos estudantes que precisam do atendimento especializado.
O novo NAP Vila Rica fica na Rua Francisco de Oliveira Penteado, 738, Vila Rica.