Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação para cerca de 70 enfermeiros, focada na implementação de melhores práticas no cuidado de feridas. O treinamento, que foi ministrado no auditório da Secretaria de Saúde, na última semana, abordou diversos temas essenciais para a compreensão e manejo adequado das feridas.
Entre os tópicos discutidos estavam os fatores que influenciam a cicatrização, métodos de avaliação da ferida, além de técnicas de limpeza e desbridamento (remoção de tecido necrótico ou materiais biológicos, como crostas e corpos estranhos). A iniciativa, além de aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre os diferentes tipos de feridas e seus mecanismos de cicatrização, também desenvolveu habilidades práticas para o cuidado adequado.
Palestras, demonstrações práticas e discussões de casos foram algumas das metodologias empregadas durante o treinamento. Com isso, a expectativa é que a satisfação dos pacientes aumente ao receberem um atendimento mais eficaz e seguro.
“A troca de conhecimento e experiências entre os participantes contribui não apenas para o desenvolvimento individual, mas também para o avanço coletivo da prática clínica”, afirmou a secretária de Saúde, Silvia Mendes. De acordo com ela, “a iniciativa demonstra o compromisso de Pindamonhangaba em buscar constantemente a excelência no atendimento ao público e de oferecer serviços de saúde de qualidade aos seus pacientes”, finalizou.