Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pinda promove Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Conferência debateu as políticas públicas inclusivas

A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizaram, nos últimos dias 20 e 21, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, na faculdade Anhanguera.

Segundo a diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, “a abertura da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi um sucesso. O objetivo foi promover o debate sobre as políticas públicas inclusivas com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência em todos os âmbitos municipais e de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do município, estado e do Brasil”. O evento reuniu cerca de 150 pessoas.

A abertura da conferência contou com a participação do promotor, Dr. Jaime Meira do Nascimento; representando a Câmara de Vereadores, os vereadores Gilson Nagrin e Julinho Car; o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado; o subprefeito de Moreira César, Nilson Luís; a secretária de Saúde, Silvia Mendes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivonete dos Santos; o advogado representante da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Pedro de Araújo Melo Alves Cruz; o representante do Senac e supervisor educacional, Thiago Fescina Ribeiro.

A palestra que foi ministrada pelo promotor falou sobre inclusão, acessibilidade e finalizou falando de quebra de barreiras atitudinais. Neste dia, também foram oferecidas diversas atividades, como a “Balada Inclusiva” e arteterapia, onde as mães das pessoas com deficiência puderam deixar seus filhos para participar da conferência.

No sábado, as atividades começaram pela manhã, às 9h, com a recepção e credenciamento dos participantes. Neste dia, além das autoridades presentes no dia anterior, também estava presente o conselheiro Estadual Ricardo Pedroso. A partir das 10h, a Fanfarra da Apae fez uma apresentação e em seguida aconteceu a leitura e aprovação do regimento da conferência. Depois disso, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos definidos para o evento.

Após o almoço, os grupos de trabalho continuaram a discussão dos eixos temáticos e fizeram uma plenária para leitura e aprovação das propostas dos grupos. Por fim, foi realizada a votação e homologação dos delegados eleitos nas conferências regionais.

A palestra do Dr. Jaime foi importante, pois reforçou sobre a verdadeira inclusão, falando sobre a sensibilidade em todos os âmbitos e o papel da sociedade na construção de políticas públicas inclusivas e eficientes”, afirmou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na Plenária Final da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foram eleitos os três delegados para participar da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sendo um do Poder Público e dois da Sociedade Civil. São eles: Poder Público: Letícia Souza. Sociedade Civil: Dr Pedro de Araújo Melo Alves Cruz e Ivonete dos Santos.

Durante todo o evento, um intérprete de LIBRAS fez a tradução para que todos pudessem participar de todas as atividades.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
20:03, pm, junho 22, 2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 69 %
Wind Gust: 5 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais