Pindamonhangaba participou, na segunda-feira (18), da 4ª Conferência Estadual de Cultura, realizada durante o dia todo no Memorial da América Latina, na capital paulista.
Representaram a cidade os delegados eleitos na conferência municipal, sendo três da sociedade civil e três representantes do poder público. São eles: Guilherme Alves Barbosa (Artes Visuais, Sociedade Civil), Márcia Auxiliadora de Oliveira (Artes Cênicas, Sociedade Civil), Herica da Silva Geronymo Oliveira de França (Sociedade Civil), Alcemir José Ribeiro Palma (Secretário de Cultura e Turismo, Poder Público), Rebeca Rezende Guaragna Guedes (Diretora de Cultura, Poder Público) e Mauro Celso Barbosa (Gestor Cultural, Poder Público).
A 4º Conferência Estadual de Cultura tem como tema “Democracia e Participação Cultural”. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, dispondo a garantir a presença do debate cultural e da representatividade dos segmentos artísticos.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Pinda, Alcemir Palma, os principais objetivos dessa iniciativa são promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação popular, propor diretrizes para o Plano Estadual de Cultura e também definir diretrizes prioritárias e necessárias à garantia do direito à cultura.
O evento desta segunda-feira contou com mais de 500 participantes de todo o Estado e foi uma oportunidade de troca de experiências e soluções. O próximo encontro, marcado para a segunda quinzena de janeiro de 2024, definirá os delegados que representarão o Estado na fase Nacional da Conferência.