A dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que penetra no organismo da pessoa quando ela é picada pela fêmea do mosquito Aedes aegypti que estiver infectada. A doença não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo quando há contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem por meio de fontes de água ou alimento. Apenas a fêmea do mosquito Aedes aegypti que já estiver infectada, após ter picado uma pessoa doente, pode transmitir o vírus.
Assim, a fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, ela torna-se apta a transmitir o vírus e, assim, permanece durante toda a vida.
Embora as fêmeas do Aedes aegypti gostem de depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Confira algumas dicas:
Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.
Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão uma vez por semana.
Remover folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.
Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar lixo em terrenos baldios.