Neste mês de Fevereiro são duas as campanhas de atenção à saúde, dedicado à prevenção e ao combate de quatro doenças, que num caso se tratados precocemente, há boas chances de cura e noutros de estabilizar e manter um quadro saudável. São as campanhas do ‘Fevereiro Roxo e Laranja’, que enfatizam a importância do diagnóstico precoce do Lúpus, da Fibromialgia e do Alzheimer (simbolizadas na cor roxa) e da Leucemia (simbolizada na cor laranja), que são doenças crônicas e completamente diferentes, mas que – exceto a leucemia – possuem um fator em comum: são incuráveis.
A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que surge normalmente após os 65 anos de idade, é definida como um transtorno neurodegenerativo, de caráter progressivo que se manifesta pela perda da memória recente e perda da capacidade de realizar atividades comuns, que estão diretamente relacionadas ao nosso dia a dia. A fisioterapia associada a medicação, desempenha um papel importante no tratamento de idosos com Doença de Alzheimer, gerando vários benefícios, como a estabilização da demência por reduzir seu progresso e melhoria nas capacidades funcionais e habilidades cognitivas, melhorando assim a qualidade de vida. Na doença de Alzheimer o fisioterapeuta trata o paciente objetivando prevenir contraturas musculares, rigidez articular, atrofias, encurtamento muscular, manutenção da massa muscular, mobilização das secreções pulmonares, melhorar o equilíbrio, flexibilidade e coordenação visando o prolongamento do tempo de independência do paciente.
O Lúpus é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune (o próprio corpo produz), que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos como: pele, articulações, rins e cérebro. O tratamento fisioterapêutico visa inicialmente a diminuição e o controle do processo inflamatório das regiões acometidas através de recursos que promovem analgesia e diminuição da inflamação. Assim dá condições para que o tecido mantenha ou recupere a amplitude de movimento articular e força muscular, restaurando o equilíbrio osteomuscular. Com isso favorece a manutenção do condicionamento cardiorrespiratório, prevenindo a osteoporose e fraturas, além de manter a marcha e o equilíbrio, o que proporcionará uma boa qualidade de vida ao indivíduo.
A Fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, de caráter crônico, que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como dor tipo ardência, fisgada ou rigidez, por um sono não reparador e cansaço. A fisioterapia para fibromialgia pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana e o tratamento deve ser direcionado para o alívio dos sintomas que a pessoa apresenta. Exercícios aeróbicos, exercícios resistidos, alongamentos e de fortalecimento são formas de tratamento padrão ouro para fibromialgia. O pilates também ajuda muito no tratamento do paciente, além de acupuntura e exercícios terapêuticos.
No caso da Leucemia, é a única das doenças que pode ser curável, dentre as que são dedicadas na campanha de fevereiro. A Leucemia é definida como uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. É um tipo de câncer do sangue que surge quando os glóbulos brancos (células de defesa) começam a se reproduzir de maneira descontrolada na medula óssea. O tratamento se dá através da quimioterapia, mas podem ser utilizadas transfusões de sangue como complemento ou através de transplantes de medula óssea. É realizado em etapas, onde o objetivo é destruir as células modificadas da medula óssea para que ela volte a produzir células normais. Na Leucemia a fisioterapia consiste em melhorar a função articular, muscular e cardiorrespiratória do paciente. Além disso agerenciar e reduzir quadros de dor e fadiga oncológica, ajuda também a melhorar a consciência corporal e mobilidade. Em casos de distúrbios linfáticos como linfedema, o profissional também contribui com condutas para redução de edema (inchaço), através de drenagem da linfa.
Novamente ressalto a necessidade de prevenção, onde ao primeiro sinal ou sintoma procure uma unidade de atendimento e o profissional médico para pedir exames e diagnosticar seu problema, a fim de iniciar o tratamento o quanto antes.