No último sábado (27) aconteceu a cerimônia de posse da nova mesa diretora do COMUS – Conselho Municipal de Saúde. O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade Santa Cecília (Fasc), marcou o início da gestão para o triênio 2024/2027.
Dentre as autoridades presentes, estiveram o secretário adjunto de Saúde, Luis Cesar Vieira, e o presidente Eleito do COMUS, Alexandre Silva. Além deles, compuseram a mesa, representando o prefeito Dr. Isael Domingues e o vice-prefeito Ricado Piorino, o secretário de Administração, Marcelo Martuscelli; representando a Câmara de Vereadores, o vereador Gilson Nagrin; e o Diretor da UNIFASC, Eduardo Aguiar.
Os empossados para integrar a mesa diretora do Conselho foram divididos em três segmentos: Usuários, Trabalhadores e Prestadores. Pelo Segmento Usuários, foram empossados RoNesta segunda-feira (29), a equipe da ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Bairro das Campinas, realizou a vacinação a domicílio contra a gripe, abrangendo as residências dos bairros Campinas, Parque Shagri-lá e Solo Rico.
O atendimento é realizado com: Agendamento prévio, equipe de enfermagem capacitada, conservação imunológica conESF Campinas leva vacinação contra a gripe para as residências semery Moreira Dias, Alexandre Silva da Silva, José Lopes Junior, Rita de Cássia Moreira, Nayla Priscilla Oliveira, Jose Arlindo Florencio, Mateus Costa Romeiro e Jair Alves. Representando os Trabalhadores, tomaram posse Edvania Maria de Moraes, Silvia Regina Trolezo Nogueira, Eufrasia Oliveira Dos Santos Pontes e Andrea Marcondes Ribeiro. Já pelo Segmento Prestador, foram empossados Maria Luiza Alves e Josuel Fernando Dos Santos além dos indicados pelo poder público, a secretária de Saúde, forme legislação vigente e orientações formais pré e pós vacinais.
O público alvo desta ação é formado por pacientes acamados, idosos acima de 60 anos, pessoas que possuem mobilidade reduzida, deficientes e domiciliados. A ação foi realizada pela equipe da ESF Campinas, formada por enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de enfermagem e ACS (Agente Comunitária de Saúde) responsável pela microárea. “Além dos idosos serem o principal público alvo, quando acamados apresentam maior risco de infecções respiratórias. Ir até o idoso em sua casa, facilita o acesso ao serviço de saúde. Assim, não só protege contra a gripe, mas também suas complicações”, explicou o secretário adjunto de Saúde, Luis César Vieira.
Com essa nova composição, espera-se uma atuação articulada e eficaz do COMUS, visando à promoção de políticas públicas de saúde que atendam às necessidades da população de Pindamonhangaba. O novo presidente Eleito do COMUS, Alexandre Silva, agradeceu a “confiança dos demais conselheiros, reiterando seu compromisso em trabalhar por uma saúde humanizada, que atenda as necessidades da população”.