
O Circuito Tribuna vem celebrando ao longo deste mês de junho, os 144 anos de história do jornal Tribuna do Norte, consolidando seu papel fundamental na comunicação regional. Em uma jornada de integração e responsabilidade social, os encontros tem levado informação, cultura e cidadania para diferentes públicos da comunidade.
Na última sexta-feira, dia 19 de junho, o Circuito esteve na EM Professora Maria Madureira Salgado, mais conhecida como Dona Minica, no Ribeirão Grande, onde os alunos do período da manhã receberam os projetos Tribuninha e Estação Tribuna.
O ambiente escolar ganhou uma energia única com as presenças dos personagens Romeirinho e Dona Coruja, além do escritor Mauricio Cavalheiro, a ilustradora Ana Paula Barbosa e a mediadora de leitura Angelita Claudino, além de parte da equipe da Tribuna do Norte, conferindo tudo de perto.
Essa aproximação reforçou a importância de formar novos leitores e de incentivar o pensamento crítico desde a base.
Enquanto a juventude se conectava com as vertentes do projeto na escola, o debate social ganhou força em outro ponto da cidade. A Fatec de Pindamonhangaba foi o palco escolhido para receber o Projeto Fala Mulher, um espaço potente de diálogo, acolhimento e protagonismo feminino, na tarde da última segunda-feira, dia 22 de junho.
O encontro reuniu mais de 100 estudantes para conversar sobre o tema “Mulheres Líderes”. O encontro reuniu mulheres de trajetórias inspiradoras, que compartilharam experiências, desafios e reflexões sobre liderança, carreira e o papel feminino em espaços de decisão.
Tivemos a honra de contar com a participação de Adriana Belintani, advogada previdenciarista e internacionalista, Karoline Coelho, gerente jurídica da Tenaris e Marcela Vilela, líder de operação regional do Sebrae.
Angelita Claudino e Carmen Pamplin, também idealizadoras do Projeto Fala Mulher estiveram mediando toda a ação, que teve total apoio da direção da Fatec de Pindamonhangaba. “Quando mulheres compartilham experiências, elas não apenas contam histórias, constroem futuros”, disse Angelita. A bibliotecária Carmen também salientou que o encontro foi de muito aprendizado e conexão, “enriquecido com a participação ativa dos alunos, que trouxeram perguntas e perspectivas valiosas”.
“É sempre muito importante interagir com os jovens, futuros profissionais, com troca de histórias e experiências, sobre os desafios e conquistas da mulher no mercado de trabalho e na liderança”, disse a jornalista e diretora da Tribuna do Norte, Cintia Martins Camargo.
Com essa programação diversa, o Circuito Tribuna mostrou que a longevidade do jornal se deve à sua capacidade de se renovar e caminhar lado a lado com a população. Ao conectar a infância, a juventude acadêmica e o debate social, a celebração desses 144 anos vem reafirmando o compromisso do veículo em ser a voz e o reflexo de sua gente.
O sucesso dos encontros deixou claro que a história da Tribuna do Norte continua sendo escrita, dia após dia, no coração e na rotina da nossa sociedade.








