O projeto ‘Cubo Ambiental’, desenvolvido pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano a Artes e Aprendizagem (IA3) em parceria com a DuPont, está promovendo práticas de horticultura no Sistema Agroflorestal Agroecológico em escolas públicas do estado de Pindamonhangaba. Essa iniciativa visa destacar as vantagens ambientais desse sistema agroflorestal, que não apenas promove a produção sustentável de alimentos, mas também contribui para a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da agroecologia.
As atividades do projeto incluem o ensino de conceitos de regeneração ambiental e produção agroecológica, envolvendo alunos, professores, funcionários da escola, voluntários da DuPont e beneficiários do Instituto IA3. Além disso, as hortaliças e frutas produzidas são destinadas à complementação da merenda escolar e distribuídas às famílias dos alunos, professores, funcionários da escola e entidades assistenciais locais.
O projeto tem um caráter prático, e suas ações incluem a coleta de amostras de solo, manejo do sistema agroflorestal, plantio de hortaliças, controle biológico de pragas, plantio de trepadeiras e tubérculos, implantação de plantas medicinais e aromáticas, palestras sobre sustentabilidade, oficinas de culinária com plantas comestíveis não convencionais (pancs) e muito mais.
O ‘Projeto Cubo Ambiental’ também está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo Fome Zero e Agricultura Sustentável, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Consumo e Produção Responsáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água, Vida Terrestre e Parcerias e Meios de Implementação.
Esse projeto não apenas contribui para a produção de alimentos saudáveis, mas também educa as pessoas sobre práticas agrícolas sustentáveis e fortalece a comunidade local. O IA3 é uma organização sem fins lucrativos que busca promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio de diversas atividades educacionais e culturais.