Uma boa opção para conhecer ainda mais da cultura de Pindamonhangaba é apreciar as manifestações artísticas produzidas pelas pessoas que vivem aqui, escolhendo aquelas que mais agradam, mostrando as muitas técnicas utilizadas e o capricho de cada um dos artistas.
Na Estação ArteEncanto – mais um atrativo turístico de Pinda -, os turistas e os próprios moradores daqui podem admirar os muitos trabalhos e adquiri-los também. Localizada na rua Martin Cabral, número 374, no centro da cidade e de frente para escola Dr. Alfredo Pujol, a Estação ArteEncanto fica aberta todos os dias, com exposições de artesanato das 8h às 17h. Isso sem falar de um ponto localizado no Shopping Pátio Pinda, seguindo o horário do local. Agora, em datas comemorativas, como neste Natal, acontece a mesma exposição no armazém da lagoa, na praça sete de setembro.
O projeto
A Estação ArteEncanto é um projeto que surgiu por uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, com o objetivo de acolher e trazer reconhecimento para as pessoas que vivem de sua arte. Além disso, na estação acontecem cursos gratuitos para preparar os artesãos e artesãs para o mercado de trabalho. Todos os artesãos que já participam do projeto podem escolher onde expor, tendo como opção a loja do shopping e a Estação no centro da cidade.
Na Estação acontecem oficinas/cursos de painéis decorativos, peças de tricô e crochê, patch aplique, kit sintético “a chegada do bebê” e reaproveitamento de retalhos. Para participar é necessário apenas levar três peças diferentes do que é produzido até o Fundo Social de Solidariedade, onde serão avaliados pela Presidente do FSS, Cláudia Maria Vieira Domingues e depois pela coordenação. Sendo aprovado, é necessário levar o RG, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3×4, para então ser feita a carteirinha e depois o preenchimento de uma ficha.
Vale destacar que todo o lucro gerado com a venda dos artesanatos é direcionado unicamente para os artesãos que os produzem, movimentando a economia da cidade e gerando oportunidades.