Em celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que aconteceu dia 3 de dezembro, Pindamonhangaba vai realizar neste sábado (7) uma série de atividades que promovem a inclusão e a conscientização sobre as pessoas com deficiência.
A Virada Inclusiva é um evento da Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e visa não apenas comemorar as conquistas e avanços na luta pela inclusão, mas também reforçar que a inclusão é um direito de todos e deve ser celebrada diariamente.
A programação, que acontecerá das 8h30 às 13 horas no Espaço Humano, traz uma série de ações culturais, educativas e de saúde para todos os públicos. O evento conta com o apoio da escola Senac, que oferecerá oficinas e serviços gratuitos, como aferição de pressão e glicemia, massagem relaxante nos pés, e oficina de currículo para pessoas com deficiência, com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a participação plena na sociedade.
A abertura do evento será às 8h30, com a apresentação musical da cantora Shaiane. A partir das 9 horas, a programação segue com a apresentação do DJ Felipe, que animará o público com sua performance. Também estão previstas apresentações culturais, como o projeto ‘Mãos que Encantam’, que busca sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão da pessoa surda, e uma peça teatral que promete emocionar os participantes.
Além disso, diversas rodas de conversa serão realizadas durante o evento, abordando temas como a importância do cão em terapias, o uso da linguagem brasileira de sinais, braille, na acessibilidade, e a relevância da equoterapia para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas com deficiência.
A exposição de quadros, medalhas e trabalhos artísticos estará disponível durante todo o evento, destacando a produção de grupos e oficinas que promovem a inclusão no município, como o “Lambe Lambe” e grupos como “Autismo Pinda”, “Famílias Atípicas”, “Mães de Azul”, “FAPIN” e “Interdiálogos”.
Todos os espaços do evento contarão com intérprete de libras, garantindo a acessibilidade e a participação de pessoas surdas. “A Virada Inclusiva em Pindamonhangaba é um momento de celebração, reflexão e aprendizado sobre a importância da inclusão de todas as pessoas na sociedade, especialmente as pessoas com deficiência, e reforça a mensagem de que a inclusão deve ser um compromisso contínuo de todos”, afirmou a diretora da Pessoa com Deficiência Letícia Souza.