A Escola Estadual Prof. José Wadie Milad promoveu, no dia 1o de março, atividades pedagógicas voltadas para o “DIA D” de combate ao mosquito da dengue, em sintonia com a Secretaria da Educação de São Paulo e com apoio da Diretoria de Ensino Região de Pindamonhangaba, com o objetivo de alertar a comunidade escolar sobre prevenção da doença, bem como os cuidados para se evitar que o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus, se reproduza.
Neste sentido, a Equipe Escolar programou atividades pedagógicas com os alunos do Ensino Fundamental. Estudantes do 6º ao 9° anos juntamente com os professores apresentaram a temática elucidando a reflexão, os cuidados, e principalmente a educação para saúde pública de forma dinâmica e divertida.
Além da conscientização e adoção de medidas de prevenção por parte da comunidade escolar, os professores também informaram sobre os cuidados necessários contra a dengue, alertaram sobre os sintomas da mesma e os cuidados para evitar a proliferação, descreveram os objetos que devem ser recolhidos e tratados para se evitar a dengue e assim divulgaram as causas de sua proliferação.
As atividades culminaram em uma gincana com jogos que sistematizassem o aprendizado. A Professora Sidneia Gomes – Coordenadora de Gestão Pedagógica da Área de Humanas trouxe para abrilhantar a gincana algumas brincadeiras como jogo da memória, jogo de quebra cabeças, cruzadas, boliche do mata mosquito, e o mata mosquito.
Todo o corpo docente envolveu-se na gincana, e de modo lúdico conscientizaram sobre o perigo que um mosquito pode causar, contribuindo com a aprendizagem dos alunos, promovendo assim, para com a educação da saúde pública.
De acordo com o depoimento do aluno Carlos Eduardo de Oliveira Assis do 7ºAno C “o dia D Contra a Dengue foi uma experiência legal, que mostrou o perigo que o mosquito da dengue tem. Lá em casa não pode deixar lixo, água parada. Todos da casa devem cuidar do ambiente”. O aluno Diego Nicolas do 6º ano A, relatou que “foi muito legal brincar com o jogo da memória, teve pessoas higienizando as mãos, apareceu o mosquito com cara de mau e que o mosquito faz mal para as pessoas. A dengue é perigosa porque mata, devemos ficar alerta, a minha irmã está com dengue!”
Ao final, os alunos além de refletirem sobre a Dengue, aprenderam de forma divertida e foram sensibilizados a contribuírem para com a saúde e o bem-estar de todos e da população.