Com o objetivo de fortalecer os Colegiados das Unidades Escolares, a Diretoria de Ensino – Região Pindamonhangaba promoveu nos dias 25 e 26 de janeiro uma formação intensiva junto aos 42 (quarenta e dois) diretores de escola.
Durante o encontro, os diretores receberam informações sobre os Colegiados: Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres e Conselho de Escola.
Segundo informações do Dirigente Regional de Ensino, Luiz Gustavo, “A importância do fortalecimento destes Colegiados, que são pilares da Gestão Democrática, é necessário para garantir uma escola democrática e participativa, posto que a importância desse tema certamente aponta para que esse modelo ofereça a oportunidade para que todos tenham voz ativa nas decisões e acontecimentos da instituição de ensino”, disse.
O dirigente ainda salientou que “o modelo de escola autoritária já não faz mais parte de nossa realidade, por isso, a construção em conjunto é o único caminho para a garantia de uma escola equânime e de qualidade”.
A formação junto aos Diretores faz parte do trabalho da Diretoria Regional de Pindamonhangaba, no processo de busca pela excelência acadêmica dos alunos, bem como na formação contínua de gestores, professores e colaboradores.
“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Esta reflexão do educador e filósofo Paulo Freire foi uma das norteadoras da formação. Garantir que a escola tenha o seu papel transformador da sociedade é um dos compromissos da Diretoria de Ensino, bem como, fazer com que toda a sociedade se conscientize da importância da escola na formação do cidadão. É de suma importância que os pais de alunos, assim como, os próprios alunos tomem os seus lugares neste processo, garantindo que a democratização seja uma prática comum e acima de tudo ter claro esta conquista como um direito de todos e que não podemos deixar vago estas lacunas.
A formação foi realizada pela Equipe de Gestão Democrática, composta pelo Grêmio Estudantil, do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres, pela Equipe CONVIVA, da Diretoria de Ensino, sob o apoio e orientação do Dirigente Regional de Ensino, da Supervisão de Ensino e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Durante a formação foi relembrado todo o processo histórico de conquistas dos colegiados, um destaque especial para as lutas dos movimentos estudantis ocorridos ao longo da história, importantes marcos para se lembrar que a escola, além da formação pedagógica, seja também um ambiente que promova o acesso a todas as dimensões do processo formativo dos alunos.