Como parte das ações no combate ao racismo e na construção de uma sociedade antirracista, a Escola Professora Dirce Aparecida Pereira Marcondes realizou, no dia 11 de novembro, uma atividade de reflexão e respeito à cultura afrodescendente. A ação foi conduzida em parceria com a psicóloga Bruna Ribeiro, que atende a unidade escolar, o grêmio estudantil e a professora da sala de leitura Juraci Silva.
O evento contou com a participação do Grupo de Capoeira Vida, comandado pelo mestre capoeirista Moranguinho. Além da apresentação de capoeira, o mestre proporcionou um momento de reflexão sobre o respeito à cultura afrodescendente e a importância de ações como essa para que o respeito à diversidade seja contemplado. A diretora da escola, professora Ana Paula, destacou a relevância da conscientização sobre o respeito ao próximo, à diversidade cultural e a todas as manifestações artísticas.
Essa ação faz parte do processo formativo do grêmio estudantil, promovido pela Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba, que trabalha temas voltados ao respeito à diversidade ao longo do ano letivo. A diretora enfatizou que, embora seja fundamental dedicar um dia à reflexão sobre a consciência negra, a construção do respeito à diversidade deve acontecer todos os dias. O grande desafio da escola pública atual é conscientizar os alunos e a comunidade sobre o respeito a todas as dimensões do ser humano, superando as barreiras do preconceito e promovendo a igualdade em todos os aspectos da sociedade.