O primeiro é o livro “ILHA ANCHIETA”, Rebelião, Fatos e Lendas, trata-se de um documentário todo realizado através de um estudo profundo dos anais da própria história e da Polícia Militar, mas com um estilo comparado a Edgar Alan Pöe. Um livro empolgante que, apesar de trazer uma história trágica, é muito importante para que os leitores tomem conhecimento do que foi a REBELIÃO.
Já a segunda indicação traz os escritores coronel Lamarque Monteiro e tenente Samuel Messias de Oliveira, traçando um minucioso estudo que vem contribuir de maneira precisa e valiosa para o resgate histórico da “Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté”.
É incontestável e acima de tudo perceptível a preocupação dos autores em suas pesquisas, as quais, ricas em detalhes, minuciosas e com base em alicerces sólidos, perpassam aos nossos olhos, oferecendo-nos uma visão de conjunto de toda uma história de um Complexo Penitenciário, vivenciada desde o Instituto Disciplinar de Taubaté e pela Fazenda Modelo como seu anexo, até a atual Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté.
Nesta obra, história repleta sobre um tema grandioso, o homem sobrepuja o historiador e proporciona aos mais velhos um reencontro com o passado, deixando como legado aos mais jovens e às gerações futuras, todo o conhecimento para sua devida interpretação.
Vale destacar que ambos os livros estão disponíveis nas bibliotecas municipais de Pindamonhangaba.