Centenas de pessoas celebraram os primeiros dias do 45º FESTE em Pindamonhangaba, um evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo. A abertura, realizada no Teatro Galpão na última sexta-feira, 10 de novembro, contou com o espetáculo “Tudo a Fazer”, apresentado pela Cia Azul Celeste, que cativou o público com uma envolvente história sobre o teatro.
No sábado (11), pela manhã, a Praça Monsenhor Marcondes foi palco do espetáculo “Ratha Yatra Desfile pela Paz”, envolvendo atividades como aula livre de yoga, bhajan (canto melodioso e meditativo), e um cortejo que mobilizou centenas de pessoas. No período da tarde, o festival prosseguiu no Bosque da Princesa com o espetáculo “Atenção, Respeitável Público!”, apresentado pelas palhaças Brigitte Margô e Begônia. À noite, no Teatro Galpão, o grupo Klaus Arrependimentos Artísticos apresentou “Show de Variedades Ilícitas”, atraindo uma grande fila de espectadores.
O domingo (12) começou com a apresentação de “No Quintal do Mundaréu” no Bosque da Princesa, uma história envolvente sobre Maria, uma menina que reluta em nascer devido ao receio de um mundo pouco receptivo. À noite, novamente no Teatro Galpão, o espetáculo “Candelária” emocionou o público ao abordar a temática do racismo estrutural no Brasil.
O FESTE, que ocorrerá até o dia 19 de novembro, oferece uma programação diversificada para todas as idades. Detalhes sobre os eventos podem ser encontrados no site https://www.pindamonhangaba.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura. O sucesso do evento já atraiu elogios, inclusive a sugestão de que o projeto se expanda para se tornar um evento estadual com apresentações unificadas em diversas cidades do Estado, conforme mencionou o empresário Guilherme Antunes, que veio de Franca para participar.