Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A virtude ética é adquirida

Segundo Aristóteles a virtude ética é adquirida, para o certo e para o errado.

Nenhuma criança nasce com princípios morais. Toda criança é amoral por natureza, na hora de fazer cocô ou urinar ela não pergunta aos pais: será o momento adequado? Elas fazem o que elas pensam naquele momento. Cabe ao adulto ir ensinando o limite do outro, o certo e o errado, a virtude ética. Isso porque todos nós temos a capacidade de aprender.

O que precisamos é ter o prazer e a paciência de educar. Educar o serviço público, o cliente, o cidadão, as crianças, para o que é o certo e o errado. Eu entendo que roubar é roubar sem muita delonga, gente honesta é gente honesta.

O problema é que nós temos a cultura do passado de que coisas erradas que acontecem ao meu redor não é problema meu!

Por exemplo, se um funcionário chega atrasado, e você diz a ele…você está atrasado!

Ele responde…não, foi culpa do ônibus. Onde a única resposta seria, sim estou atrasado o motivo foi o ônibus. Nós sempre tiramos o “EU”.

No Brasil existe uma frase muito usada: “O povo brasileiro não sabe votar”, mas se esquece que eu também faço parte desse povo.

Comparo ainda a ética e a competência dos cargos comissionados com os funcionários concursados, a estabilidade do funcionário público foi determinada no Estado Novo, para evitar que na troca do governo seja em qualquer esfera, os funcionários daquela gestão fossem demitidos criando um caos no serviço público.

A estabilidade foi inventada para se criar um corpo estável de servidores públicos da nação.

Mas ainda acho uma anomalia que os cargos comissionados não sejam dos funcionários concursados. Se não existem pessoas qualificadas para exercer determinada função, cabe ao estado ou ao município essa qualificação.

Se eu tenho uma tarefa a ser cumprida e eu tenho um funcionário, ele tem que ser qualificado para o serviço. Sabemos que a estabilidade também tem seus efeitos negativos sobre produtividade, a acomodação e a zona de conforto é uma das essências do ser humano.

O Brasil é um pais que manteve por 388 anos dos seus 520 a barbárie da escravidão. Significa que em primeiro lugar o campo do trabalho foi contaminado pela noção que trabalho é coisa de escravo. É o mesmo que você fazer concurso para a infantaria e indicar nomes para o generalato.

Mas afinal onde eu quero chegar? Quero dizer com tudo isso que a ética nunca deve depender da sua relação afetiva com alguém.

Que no meu pequeno universo, no meu trabalho, na minha família, nas ruas da minha cidade, quando eu dirijo, que esse espaço seja o mais ético possível.

    Espaço AJOP

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
11:38, am, junho 12, 2024
temperature icon 23°C
céu limpo
Humidity 60 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais