Dentre os Cursos Superiores de Tecnologia (CST) oferecidos pela Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, temos o de Manutenção Industrial, que tem se destacado pela sua importância na I4.0, com o objetivo de acompanhar seu crescimento com constantes inovações e o uso da Inteligência Artificial (IA).
As empresas brasileiras têm andado a passos largos em busca da I4.0, e nesse cenário, o CST em Manutenção Industrial desempenha um papel primordial nesta evolução, contribuindo com uma qualidade da mão de obra especializada das pessoas de manutenção, que são a base para se atingir o objetivo, com participação efetiva neste crescimento. A qualidade dos estudantes formados em Manutenção Industrial se dá pelo Projeto Pedagógico do Curso, que, além do conteúdo atualizado recentemente, conta também com aulas práticas em diversos laboratórios e com um corpo de professores altamente experientes por terem vivido longos períodos na indústria e na academia.
No primeiro semestre deste ano, foi apresentado o tema “A Manutenção Industrial na I4.0”, no qual diversos palestrantes de diversas áreas enfatizaram programas desenvolvidos na indústria, mostrando que a participação da Manutenção Industrial nesse novo cenário tem papel fundamental. É fato que a inovação está presente na Manutenção Industrial e, no futuro, as diversas tarefas pelas equipes de manutenção farão uso de rastreabilidade, internet das coisas (IoT), Computação em Nuvem, Massa de Dados (BD) e Análise Estatística Avançada de Dados (DA).
A Fatec de Pindamonhangaba, desde 2009, vem formando excelentes profissionais na área da Manutenção Industrial em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Um fato relevante é entender que toda e qualquer indústria não opera sem uma boa equipe de manutenção, sendo linha de frente da obtenção da disponibilidade operacional de qualquer processo produtivo, o que amplia em muito as oportunidades de empregabilidade de profissionais nessa área. A Manutenção Industrial da Fatec de Pindamonhangaba aguarda ansiosa a sua participação no novo processo seletivo para o primeiro semestre de 2024.