Esta semana chegamos ao fim das férias escolares, onde nossos filhos retornarão aos estudos, a sua rotina diária e deverão tomar os mesmos cuidados que tivemos, quando iniciaram as aulas este ano. Nada muda com relação as orientações que foram passadas, tomando sempre cuidado com descanso noturno, manter a hidratação adequada, alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos se mantém, diminuindo o uso de celulares e horas em frente a televisão.
Uma alimentação adequada na educação infantil contribui para o crescimento e desenvolvimento da criança e do aloscente, bem como para a prevenção de doenças. Ter uma alimentação balanceada e nutritiva aumentam as chances das crianças ficar mais interessadas nas atividades educativas e absorverem melhor os ensinamentos. Além disso ficam mais concentradas, com mais energia para brincar e se divertir.
É importante que tenhamos todos os grupos alimentares nas refeições, carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Os carboidratos encontramos nas massas, arroz, batatas, mandioca, dentre outros; as proteínas teremos em maior quantidade nas carnes, ovos, leite e derivados; as gorduras temos em quase todos os alimentos e devem fazer parte da nossa ingestão também, porém em menor quantidade; as fibras encontraremos principalmente nas verduras e hortaliças, como couve, alface. Ainda fazem parte do nosso dia a dia a ingestão de vitaminas que encontraremos também nas frutas e legumes. Adquirindo esta alimentação balanceada, diminuímos os riscos de problemas em nossa saúde.
Porém devemos lembrar que nossos atos refletem em nossos pequenos, não adianta cobrarmos uma melhor alimentação deles se não a praticamos. Portanto, o legal é nos educarmos, realizarmos uma alimentação sadia para que se torne hábito entre as crianças e adolescentes, que assim eles irão seguir na sua vida.
Além disso, agora que as crianças estão voltando ás aulas, e considerando que alguns pais e avós suspenderam seus exercícios físicos durante as férias, chegou a hora de voltar a academia, natação, yoga, pilates, seja qual for seu exercício. Retomar nossa rotina, além dos cuidados, é muito importante para nossa saúde mental e física.
As crianças também devem retomar suas práticas esportivas e seus exercícios físicos. Apenas não forcem elas a fazerem algo que não querem, deixem escolherem alguma prática que as agrade e tente conscientizá-las dos benefícios de ter uma vida saudável.
Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba