Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Velório coletivo reúne milhares de pessoas na ´Quadra Coberta´

Amigos e familiares se despedem das vítimas na ‘Quadra Coberta’

A Prefeitura de Pindamonhangaba está dando total apoio aos familiares das vítimas do acidente com o ônibus de torcedores do Corinthians, que capotou na madrugada do dia 20 de agosto, na Rodovia Fernão Dias. O acidente ocasionou a morte de sete pessoas, dentre elas três de Pindamonhangaba (Hamilton Rogério dos Santos, 46 anos, Parque das Nações; Allan Luis Sampaio Aguiar, 31 anos, Mantiqueira; e Vanderlei Rosielton Henrique Simão, 41 anos, Santana), e dezenas de feridos, alguns ainda internados em Betim-MG.

Assim que tomou conhecimento do acidente, na manhã de domingo, a Secretaria de Assistência Social atuou para levantar o nome das vítimas, o contato e o endereço dos parentes e iniciar os procedimentos para trazer os corpos e dar todo o amparo aos familiares. O serviço chegou a ser iniciado via Programa Municipal de Auxílio Funeral, mesmo antes da informação de que os custos seriam bancados pelo Corinthians. Diante disso, a Secretaria de Assistência Social entrou em contato com o Jurídico do clube para as tratativas legais e manteve contato com autoridades mineiras para liberação e transporte dos corpos, além de funerárias e outros serviços necessários.

Paralelo a isso, assistentes sociais mantiveram contato intenso com os familiares das pessoas mortas e dos que estavam no hospital. Técnicos do CRAVI (Centro de Referência e Apoio às Vítimas) já iniciaram procedimentos e vão fornecer todo amparo, orientação, acompanhamento e apoio psicológico aos parentes das vítimas. “A Prefeitura, via Assistência Social, está realizando todas as ações cabíveis para amenizar o sofrimento dos parentes nesse momento tão doloroso. Nossos serviços estão de portas abertas para parentes e amigos das vítimas. Alguns serviços já foram iniciados imediatamente e outros são realizados conforme a necessidade de cada família”, explicou a secretária da pasta, Ana Paula Miranda.

Para o velório coletivo, que começou no início da noite desta segunda-feira, para as três vítimas de Pindamonhangaba, e de três pessoas de outras cidades (Taubaté e São Luiz do Paraitinga), a Secretaria de Esportes disponibilizou o ginásio ‘Quadra Coberta’. “É um momento de muita dor para todo o Brasil, especialmente para nós, do Vale do Paraíba. Um acidente com sete vítimas e muitos feridos. Estamos dando apoio necessário com nossas instalações e funcionários”, disse o secretário de Esportes, Everton Chinaqui.

A Secretaria de Governo e Serviços Públicos, via Departamento de Comunicação, também participa dos atos de apoio às vítimas e logística das ações, reunindo equipes, organizando fluxo de informações e organização do velório.

Por volta das 18h30, o corpo das sete vítimas chegou à ‘Quadra Coberta’, sendo que familiares da vítima de São José dos Campos optaram por levar o corpo direto para sua cidade. O corpo dos três de Pindamonhangaba, além das vítimas de Taubaté e São Luiz do Paraitinga, receberam diversas homenagens na ‘Quadra Coberta’, de milhares de pessoas. “Desde o primeiro momento, conduzimos a situação sempre em contato com os familiares, conversamos com cada um dos parentes, tanto de Pinda, quanto os de outras cidades, e respeitamos a vontade absoluta de cada um. Eles aceitaram o velório coletivo que foi proposto e estamos à disposição das famílias para o que eles precisarem”, completou Ana Paula.

A Secretaria de Saúde disponibilizou ambulâncias e enfermeiros para socorrer pessoas que passaram mal durante a chegada dos corpos e início do velório.

Cerca de duas horas após a chegada, o corpo dos moradores de outras cidades saíram, cada um para seu velório particular. Os de Pindamonhangaba seguem em velório coletivo e aberto na ‘Quadra Coberta’. O local recebe diversos padres, pastores e outros líderes religiosos. Os primeiros a chegarem foram o Padre Afonso Lobato e Frei Laércio – que estavam ajudando a confortar parentes e amigos das vítimas.

Durante a madrugada, outros atos religiosos, orações e cantos de homenagem pela torcida do Corinthians estão programados. Além de milhares de torcedores corinthianos locais e de torcidas da região, há expectativa da chegada de ônibus de São Paulo com integrantes da Gaviões da Fiel.

O sepultamento do corpo das vítimas de Pindamonhangaba está marcado para esta terça-feira (22), às 8 horas, no Cemitério Municipal.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
09:56, am, dezembro 21, 2024
temperature icon 24°C
chuva moderada
Humidity 83 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Edital 10200

Edital 10200

20 de dezembro de 2024
Edição 10200

Edição 10200

20 de dezembro de 2024
Encerramento com chave de ouro

Encerramento com chave de ouro

20 de dezembro de 2024

Categorias

Redes Sociais