Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Prefeitura inaugura UPA de Moreira César nesta quarta-feira

Unidade de Pronto Atendimento começará a atender moradores ainda em dezembro

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizará, nesta quarta-feira (19), às 16 horas, a cerimônia de inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Moreira César.
O prédio contará com salas destinadas a: exame, inalação, aplicação de medicação, observação adulto e infantil, eletrocardiograma, curativos, coleta de materiais para exame, imobilização de fraturas, atendimento emergencial, exame de radiologia, entre outras, além da parte administrativa, contendo sala de treinamento e reuniões com capacidade para 30 pessoas. Ao todo, o local conta com 1.538,71 m² de área construída.
A UPA faz parte do convênio entre a prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e fica localizada na rua José Teberga, 601, próximo ao Cisas e a unidade do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
A entrega da UPA de Moreira César é uma vitória, obtida após a união de esforços de diversos setores da administração municipal e, principalmente, resultado de uma gestão focada e voltada para a economicidade. “Construir o prédio foi a parte mais fácil, o difícil foi colocar a UPA para funcionar, neste período de crise econômica em que vive o país e na prefeitura que encontramos, com a folha de pagamento inchada e a impossibilidade de fazermos contratações”, explicou o prefeito Isael Domingues. “Focamos a gestão na economicidade e agora, como resultado, podemos entregar para a população não apenas um prédio, mas uma unidade com equipamentos novos e, principalmente, com atendimento humanizado, que é o mais importante, para que a população seja devidamente acolhida e receba o melhor tratamento que pudermos disponibilizar”, destacou.

Preparativos para a inauguração

Preparando o local para a inauguração, desde quinta-feira (13), o Pronto Atendimento de Moreira César começou a trabalhar com algumas limitações, pois, após a inauguração, os atendimentos de urgência e emergência serão todos realizados apenas na UPA.
Durante esta transição, foram realizadas a retirada dos equipamentos de raio-X e gerador central do PA de Moreira César e instalação na UPA, para a ligação da rede de oxigênio e testes de todos os equipamentos.
O Samu de Pindamonhangaba e de Moreira César já foi oficiado com a solicitação de retaguarda e reforço para os atendimentos dos casos graves e acidentes, que deverão ser encaminhados, durante esses dias, diretamente para o Pronto-Socorro Municipal, até a inauguração da UPA de Moreira César.
O funcionamento da UPA de Moreira César para atendimento à população iniciará, oficialmente, no dia 20 de dezembro.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
07:56, am, junho 14, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 158

Tribuninha N° 158

12 de junho de 2026
Edital 10466

Edital 10466

12 de junho de 2026
Edição 10466

Edição 10466

12 de junho de 2026

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio