A mobilidade urbana permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, tornando possível que se desloquem até pontos de seu interesse. Para garantir que isso ocorra, a Política Nacional de Mobilidade Urbana contribui para o acesso universal à cidade, de forma a garantir a acessibilidade e a segurança nos deslocamentos das pessoas, de maneira a reduzir as desigualdades e promover a inclusão social.
Dentro desse princípio, durante a Feira de Tecnologia de Barcelona o secretário de Direitos Humanos João Carlos Salgado, juntamente com os secretários de Tecnologia, Inovação e Projetos Danilo Velloso e de Obras e Planejamento Marcela Franco buscaram soluções e tiveram acesso a novas tecnologias visando a implantação do semáforo inteligente para Pindamonhangaba, visando de forma especial beneficiar os deficientes visuais e assegurar o cumprimento da lei 10.098, que entre outras normas procura garantir a acessibilidade e a segurança nos deslocamentos das pessoas.
Segundo determinação do prefeito Dr. Isael Domingues, os secretários já foram orientados a darem prosseguimento ao projeto visando a implantação dos semáforos na cidade. “Esse foi um dos objetivos das presenças dos meus secretários neste evento, que é o de buscar tecnologias e inovações que possam beneficiar diretamente a nossa população. Estamos sempre em busca de soluções inovadoras e em se tratando de mobilidade urbana e mais acessibilidade para pessoas com deficiência, essa ação tem o meu aval e passa a ser prioridade”, destacou o prefeito Dr. Isael Domingues.