
A Prefeitura de Pindamonhangaba apresentou ao Sindicato dos Servidores Públicos e à Associação dos Servidores diversas melhorias aos funcionários públicos em reunião realizada na manhã de terça-feira (8).
O encontro foi realizado entre o prefeito Ricardo Piorino, o secretário de Administração, Marcelo Martuscelli, o diretor de Recursos Humanos, Thiago Vieira Carvalho, o secretário de Negócios Jurídicos, Anderson Plínio da Silva Alves, o procurador geral, Carlos Daniel Zenha de Toledo, o secretário de Comunicação, Alexandre Pió, o presidente do Sindicato, Paulo Henrique Fernandes de Oliveira Netto, e da Associação, Matheus de Lima Rezende, além dos vereadores Marco Mayor (presidente), Felipinho, Felipe Guimarães e Rogério Ramos.
Como iniciativa, o prefeito Ricardo Piorino apresentou o primeiro pacote de benefícios e valorização dos servidores, com sete propostas: licença prêmio de três meses a cada cinco anos; falta abonada no dia do aniversário do servidor; suspensão do contrato de trabalho por até dois anos ao servidor que for trabalhar em outro órgão público; implantação do banco de horas; escala 12/36 (para Saúde e Guarda Civil Metropolitana); e tratativas para implantação de um plano de saúde.
Ricardo Piorino disse que “se tratam de benefícios que foram retirados do servidor devido a denúncias recebidas no passado e que agora a Prefeitura está buscando o diálogo com o Sindicato dos Servidores e Associação para retomar, através de acordo coletivo, os benefícios”.
Piorino informou que o próximo passo cabe ao Sindicato analisar a questão juntamente com o Jurídico e, posteriormente, aguardar Assembleia Coletiva para aprovação e validação das propostas da Prefeitura.
“Teremos também novos benefícios que já estamos articulando com a nossa assessoria e que serão anunciados futuramente em consideração à dedicação dos nossos servidores públicos”, completou o prefeito Piorino.
Ele também elencou outras ações em benefício do servidor, como o reajuste salarial de 2025, que está em fase de discussão juntamente com a Secretaria de Finanças e Orçamento; o fortalecimento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA); bem como a possibilidade de implantação de um Plano de Desligamento Voluntário para 2026.
O presidente do Sindicato, Paulo Henrique Fernandes de Oliveira Netto, elogiou a iniciativa e se colocou à disposição para somar esforços em tudo que for para trazer benefícios ao servidor.
Atualmente, a Prefeitura de Pindamonhangaba conta com 3.733 servidores ativos, dentre os quais cerca de 650 foram contratados apenas no último concurso público (1/2023) – o maior da história da cidade.








