
Dezessete escolas municipais de Pindamonhangaba receberam o Prêmio Excelência Educacional da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo, no dia 25 de março. Na sexta-feira (28), o prefeito Ricardo Piorino recebeu os diretores e gestores regionais das escolas vencedoras para a entrega de uma homenagem.
As escolas premiadas foram: Profª. Maria Madureira Salgado “Dona Minica”; Padre Mario Antonio Bonotti; Arthur de Andrade; Dr. Ângelo Paz da Silva; Dr. André Franco Montoro; João Cesário; Padre Zezinho; Profª. Madalena Caltabiano Salum Benjamim; Profª. Maria Helena Ribeiro Vilela; Profª. Odete Correa Madureira; Profª. Rachel de Aguiar Loberto; Prof. Moacyr de Almeida; Prof. Paulo Freire; Profª. Gilda Piorini Molica; Profª. Isabel do Carmo Nogueira; Profª. Ruth Azevedo Romeiro e Serafim Ferreira.
O prêmio tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Ele faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, voltado aos 645 municípios paulistas e 91 diretorias de ensino. O IEE avalia a qualidade da educação com base na média de proficiência em língua portuguesa e matemática.
Cada escola premiada vai receber R$ 100 por aluno. Os detalhes de como as unidades poderão usar a premiação ainda não foram definidos pela Secretaria de Estado.
No encontro realizado no auditório da Prefeitura, o prefeito elogiou o trabalho dos profissionais da Educação, diretores, professores e alunos. “Cada escola tinha seus desafios e metas individuais, levando em conta a evolução das notas no Saresp, a complexidade da unidade e o histórico. Tivemos um grande destaque com 17 escolas premiadas. Este prêmio reconhece o trabalho, a dedicação dos nossos profissionais e das nossas crianças”, afirmou.
Piorino ainda destacou que continuará investindo na educação, incluindo a contratação de coordenadores pedagógicos e a revitalização das unidades escolares. Também citou a visita recente a Guararema, onde conheceu prédios escolares e da saúde que poderão servir de referência para Pindamonhangaba.








