Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pindamonhangaba tem seu primeiro mestre nacional de xadrez

O mestre Gieds

Gieds Nogueira Cabral conquistou o título de Mestre Nacional de Xadrez, tornando-se o primeiro Mestre Nacional de Xadrez de Pindamonhangaba. Ele obteve esse título no Regional Sudeste Amador 2023 – Festival de Xadrez Taubaté Shopping, um evento chancelado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Neste torneio, os participantes competiram por vagas para a Final do Brasileiro e títulos diretos de Mestre Nacional.

Gieds teve uma excelente atuação e liderou o torneio até a penúltima rodada, quando foi derrotado por um Mestre FIDE (Internacional). No final, ele ficou em 4º lugar na classificação geral e em 1º lugar entre os jogadores não titulados, o que lhe conferiu o título inédito de Mestre Nacional de Xadrez, o título máximo concedido pela CBX.

É importante ressaltar que a CBX reativou o título de Mestre Nacional em 2013, com o objetivo de popularizar e incentivar a prática e a excelência no jogo de xadrez, promovendo a busca por essa titulação por meio do rating, da pontuação, do rating performance e da classificação em eventos homologados pela CBX.

Gieds Nogueira Cabral, natural de São Luís, Maranhão, é casado e pai de quatro filhos. Ele se mudou para Pindamonhangaba em 1996 e trabalha no Banco do Brasil como agente comercial desde 2003. Seu primeiro contato com o xadrez foi aos 18 anos, e desde então, ele tem se dedicado ao jogo e à competição.

Gieds Nogueira Cabral é um participante ativo nos Jogos Regionais e Abertos da região, tendo representado Pindamonhangaba em várias edições desses torneios. Ele é voluntário no Clube de Xadrez de Pindamonhangaba e é considerado um dos jogadores mais fortes da região do Vale do Paraíba. Seus métodos de estudo incluem a leitura de partidas de grandes mestres e livros importados sobre estratégia, aberturas e finais no xadrez.

Para quem deseja progredir no xadrez, Gieds aconselha a combinação de partidas presenciais e online, o estudo de táticas e a realização de partidas blitz online. No entanto, para se tornar um jogador forte, é fundamental estudar a teoria do xadrez e jogar partidas com um ritmo mais lento, com mais de uma hora de reflexão para cada jogador.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
11:48, am, julho 19, 2024
temperature icon 19°C
nublado
Humidity 68 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 54

Tribuninha N° 54

19 de julho de 2024
Edital 10115

Edital 10115

19 de julho de 2024
Edição 10115

Edição 10115

19 de julho de 2024

Categorias

Redes Sociais