Pindamonhangaba está se preparando para receber oficinas presenciais coletivas e consultorias individuais no setor do turismo como parte do programa “PindaMais Turismo”. Esse programa é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Pindamonhangaba e do Sebrae, com o apoio da Associação Comercial e Industrial da cidade.
Chamada de “Jornada do Turismo Conectado”, a ação é direcionada a empreendedores que possuem formalização empresarial (CNPJ) e ocorrerá no Palacete 10 de Julho, localizado na rua Deputado Claro César, 33, Centro. As datas das oficinas serão nos dias 30 de agosto, 4, 5, 13 e 19 de setembro, sempre das 18h às 20h. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser realizadas através do link https://forms.office.com/r/ju5KGT10NE.
O programa foi estruturado em parceria com a Prefeitura e faz parte do Programa de Desenvolvimento Local Mais Pinda. Diversas secretarias estão envolvidas na iniciativa, incluindo as Secretarias de Cultura e Turismo, Tecnologia, Inovação e Projetos, e Desenvolvimento Econômico.
A proposta visa aprimorar o setor de turismo em Pindamonhangaba, enfatizando a importância de uma presença digital estratégica, planejamento e alinhamento com a jornada do cliente. A intenção é transformar Pindamonhangaba em um destino de turismo inteligente, incorporando estratégias de tecnologia, inovação e experiência do turismo para ampliar os atrativos da cidade. Um exemplo citado é a inspiração em estratégias de turismo inteligente utilizadas em Portugal, que tornou-se um precursor nesse tipo de abordagem.
Danilo Velloso, secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, destaca que a meta é posicionar Pindamonhangaba como um destino de turismo inteligente, seguindo princípios similares aos de Portugal, onde o turismo representa uma parte significativa da economia. A intenção é alavancar o setor turístico local por meio de estratégias que incorporam tecnologia e inovação, visando ao crescimento econômico e à promoção do turismo na cidade.