Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pinda possui sensores que emitem alerta de temperatura e umidade

Os sensores de temperatura, umidade e pressão instalados pela Prefeitura de Pindamonhangaba em maio deste ano estão emitindo sinais de alerta devido ao calor intenso e a baixa umidade do ar.

Imagem da tela de monitoramento que mostrou alerta de temperaturas elevadas, nesta quarta-feira (20)

Por meio de um sistema de inteligência artificial alimentado por energia solar, Pindamonhangaba mede e emite alertas de ondas de calor. Na manhã da quarta-feira (20), por exemplo, houve alerta em três pontos da cidade que possuem o sistema instalado pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura.

No paço municipal, a temperatura chegou a 33.6°C, com umidade relativa do ar em 32,5%; no Trabiju, Pinda possui sensores que emitem alerta de temperatura e umidade, registrando 35,8°C com 35,5% de umidade; e na UPA de Moreira César, o índice mais alarmante de calor atingiu 38,5°C, aliado à baixa umidade do ar, apenas 20,5%.

O alerta foi emitido nos sistemas da Prefeitura, incluindo o aplicativo oficial da cidade, o Pindamonhangaba APP – lançado oficialmente nesta quarta-feira (20).

Para evitar problemas de saúde, a Secretaria de Saúde orienta a população a seguir dicas simples, como: evitar exposição ao sol entre as 11h e 16h; usar roupas de cor clara e confortáveis; evitar atividades físicas sob o sol; cuidar da hidratação e ter sempre uma garrafa de água à mão, mesmo em casa; dar preferência a alimentos frescos, frutas e verduras; ficar em locais com sombras; aplicar protetor solar no rosto, braços, pernas e em demais áreas expostas do corpo; usar óculos escuros, bonés e chapéus; manter ambientes domésticos e de trabalho bem ventilados; em veículos sem ar-condicionado, deixar as janelas abertas.

A utilização desses sensores e sistemas de alerta auxilia na proteção da população em dias de calor intenso, prevenindo problemas relacionados ao calor excessivo.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
16:59, pm, junho 21, 2024
temperature icon 26°C
céu limpo
Humidity 34 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais