
Pindamonhangaba fechou o mês de fevereiro com saldo positivo na geração de empregos. Segundo os dados divulgados pelo CAGED, órgão do governo federal, o município criou no último mês 407 novos empregos, reforçando uma tendência de crescimento e estabilidade econômica.
Foram geradas 1.800 novas oportunidades no mercado de trabalho, contra 1.393 demissões. As mulheres foram as mais beneficiadas, com 219 vagas, e os jovens até 24 anos lideraram na faixa etária, com 138 contratações.
O setor de Serviços foi o que mais impulsionou o crescimento, com 351 novas vagas. A Indústria também contribuiu, com 70 vagas. Por outro lado, a Construção Civil foi o único setor com desempenho negativo, registrando a perda de 43 empregos.
No acumulado dos meses de janeiro e fevereiro, Pindamonhangaba se posiciona como a segunda cidade melhor avaliada na variação média de emprego, que calcula a porcentagem de novas vagas a partir do número de carteiras assinadas. Atualmente, o município conta com mais de 38 mil registros de emprego e já acumula 544 novas vagas em 2025.
No comparativo com fevereiro do ano passado, quando o saldo ficou em 238, houve um crescimento de 71% neste ano. “Esse aumento indica um avanço importante no mercado de trabalho local, impulsionado, principalmente, pelo setor de serviços e pela recuperação gradual da indústria”, afirmou o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jayme Neto.
Para o secretário da pasta, José Antônio Ferreira “Ju”, a forte alta na geração de empregos indica um momento positivo para o município, com destaque para o reaquecimento da economia e a confiança dos empresários na contratação de mão de obra. “Se essa tendência continuar nos próximos meses, Pindamonhangaba pode consolidar um dos melhores desempenhos recentes na geração de empregos, impulsionando ainda mais o desenvolvimento econômico local”, frisou o secretário.