Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pinda inicia Semana da Árvore na quinta-feira

‘Semana da Árvore’ vai ter várias atividades voltadas para conscientização do meio ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba vai promover diversas ações em comemoração ao Dia Mundial da Árvore (21 de setembro). Para isso, Pindamonhangaba vai criar a Semana da Árvore, com uma programação ambiental em vários pontos da cidade.

No dia 21 haverá esquete para os alunos da escola Abdias Junior Santiago e Silva, no Parque da Cidade, às 9 horas. Às 10 horas terá doação de 200 mudas de árvores na Praça Monsenhor Marcondes. Às 14 horas acontecerá plantio de 50 mudas de árvore com alunos da rede municipal. O ato será realizado em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), no Parque da Cidade, às 14 horas.

No dia 22 terá doação de 200 mudas na Praça do Cisas em Moreira César, às 10 horas. Dia 23, às 10 horas, haverá doação de 200 mudas no Parque da Cidade. Dia 24, a doação será às 10 horas, no Bosque da Princesa, com 200 mudas.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, lembrou que “o idealizador da data foi João Pedro Cardoso, filho da nossa terra. Ele fez a primeira festa da árvore em 1902. Desde a data, outros municípios também realizaram festas com esse tema e chegamos hoje com esse Dia da Árvore no dia 21 de setembro”.

Ela ressaltou que “a árvore é um bem muito precioso, que devemos preservar tanto na nossa cidade, na área urbana e na área rural, porque tem uma função muito importante no meio ambiente. A primeira delas, a mais relevante, é a troca de gás carbônico em oxigênio na atmosfera. Isso ajuda a reduzir os impactos do efeito estufa, ajuda a reduzir também o impacto das mudanças climáticas, proporciona sombra nas ruas e é possível verificar que a temperatura também daquela região, daquele bairro onde possui mais árvore, é mais amena. As árvores também auxiliam na biodiversidade local, sendo fontes de alimento para várias espécies, como pássaros e insetos, principalmente que são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema”.

Maria Eduarda também afirmou que “o plantio de árvores ordenado e planejado pode prevenir a erosão do solo, além de influenciar a questão paisagística de embelezar a cidade”.

Pindamonhangaba, BR
16:10 pm, maio 21, 2024
26°C
algumas nuvens

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais