Nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba, cerca de 130 Agentes Comunitários de Saúde das macrorregiões Moreira César, Zona Leste, Araretama e Centro Rural apresentaram, no 3º e último Ciclo do Circuito de Oficinas “Saúde e Meio Ambiente”, as ações socioambientais que foram desenvolvidas pelas 23 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade, entre os meses de setembro e novembro deste ano.
As propostas incluíram atividades de conscientização, produção e distribuição de materiais informativos, implementação de pontos de coleta de resíduos nas unidades e em escolas parceiras, ações com estudantes e educadores e de revitalização de espaços públicos, que beneficiam diretamente 75 bairros e mais de 72.000 cidadãos de Pinda.
Todas estas ações foram destinadas à colaboração com a implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e são fruto da parceria do Programa Mov.Cicla com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pindamonhangaba.
Esta é uma das atividades do Programa Mov.Cicla em 2023, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, elaborada e desenvolvida pelo Instituto Sabiá, com apoio da Prefeitura Municipal e incentivo da Novelis. Visa incrementar as estratégias para a qualificação das culturas de consumo e de gestão de resíduos no município.