Criadas para atender dois objetivos que é o de incentivar o ensino da matemática e descobrir talentos entre estudantes das redes públicas que estão nos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio, as olimpíadas de matemática conquistam cada vez mais novos adeptos.
Em Pindamonhangaba temos vários alunos que já participaram destas competições. Um deles é Yago Lobo de Almeida, da 3ª série da Escola Estadual Ryoiti Yassuda, que já participou das principais Olimpíadas do país: Obmep, Oba, Obfep e ONC.
Yago disse que pretende participar neste ano de olimpíadas de astronomia e astronáutica (Oba e Mobfog), olimpíadas de matemática (Obmep, Canguru e Mandacaru da matemática), olimpíadas de física (obfep e obf), olimpíadas de química (oqsp e obq), olimpíadas de tecnologia (obi e obr), olimpíada de biologia (obb) entre outras.
Para ter fôlego para estudar tudo isso, Yago tem uma rotina depois que sai da escola. “Eu chego da escola, e alterno entre ver pdfs, vídeo aulas e resolução de questões, principalmente a resolução de questões durante e após o estudo do material teórico”.
O estudante ainda enfatizou que “dedica-se à matemática para ser a melhor versão de mim, e pela beleza que a matemática representa. Quando compreendida, ela é a linguagem do universo, existem tantas coisas belas, exemplos: o número 1/137 ou o estudo da astronomia”, explicou o estudante, admirador da Matemática.
Ele ainda pretende cursar Engenharia Mecânica/Física ou Engenharia ou Ciências da computação, na UNESP, UNICAMP OU USP.
Sucesso!