Colaboração Luana Santos e Rafaela Fernandes
Sendo um dos mamíferos mais conhecidos no mundo, a vaca, esse animal grande e de aparência desengonçada, é mais conhecida por nós por produzir leite, o qual é usado para fazer queijos, manteiga e outros produtos lácteos e também por serem criadas em fazendas e em grandes espaços para consumo de carne e do couro.
Mas, afinal, o que faz uma vaca? O passatempo favorito delas é mastigar capim, feno e vegetais, mas há um outro lado desses animais incríveis e dóceis que não é tão conhecido: seu lado sentimental. Sabia que elas podem formar laços sociais fortes dentro de seus rebanhos e, até mesmo, podem ter melhores amigas? Isso mesmo! Muitas vezes, as vacas preferem passar tempo com suas amigas e podem demonstrar comportamentos de amizade, como ficarem próximas, se acariciarem ou até mesmo se defenderem. Essas relações sociais são importantes para o bem estar das vacas, que ficam mais felizes, e mostram que elas têm uma vida emocional complexa.
Além disso, estudos mostram que esses animais são capazes de experimentar e demonstrar alegria, medo e tristeza. Elas adoram receber carinho, podendo se esfregar em você igual um gato gigante. Realmente, tamanho não é documento quando se trata da sensibilidade das vacas. Você imaginava isso? Por isso, saber mais sobre esses animais é importante, para conhecer e respeitar o lado emocional dessas grandes, e simpáticas, ruminantes sentimentais.