O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) está realizando a verificação metrológica em radares instalados em Pindamonhangaba, com o objetivo de promover a confiança nas relações de consumo e assegurar a precisão dos instrumentos que medem a velocidade dos veículos. A ação começou na segunda-feira (9 de setembro) e continuou na terça-feira (10).
Na segunda, os radares verificados estavam localizados na Avenida Doutor José Adhemar César Ribeiro, próximo ao n° 34; Avenida Geraldo José Rodrigues Alckmin, próximo ao n° 879; e Avenida Doutor Raul Nelson Guaragna, próximo ao n° 190. Na terça-feira, a verificação incluiu radares na Rua São João Bosco, próximo à Rua Coronel José Francisco; Rua Doutor Fontes Júnior, próximo ao n° 787; Rua Japão, próximo ao n° 238; e Estrada Sebastião Vieira Machado, próximo à rotatória Amácio Mazzaropi.
O processo de verificação metrológica dos radares é realizado diariamente pelo Ipem-SP em todo o Estado de São Paulo, seguindo a Portaria Inmetro 158/2022, que exige a verificação anual ou sempre que o equipamento passar por reparo. Esse procedimento é fundamental para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.
A verificação de cada radar leva de 20 minutos a uma hora e envolve fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo equipamento. Caso o radar seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano; se reprovado, a empresa fabricante é notificada para corrigir o erro. A verificação é obrigatória para que o equipamento possa ser utilizado para registrar infrações de velocidade.