As inovações científicas estão em crescente demanda à medida em que o mundo responde às três grandes forças globais que impactam nossas vidas. São elas: mudanças climáticas e a escassez de recursos, transformações demográficas e sociais e a convergência dos mundos físico e digital. A ciência tem o potencial de solucionar os desafios globais mais difíceis, e com um portfólio global diversificado e vasta experiência nos possibilita reimaginar o que é possível para construir um novo futuro.
Software, sensores, inteligência artificial e interfaces humano-máquina formam um ecossistema global em rápida evolução que impulsiona a indústria, o comércio e a vida cotidiana. Após a pandemia da COVID-19, as pessoas estão mais envolvidas com essas interfaces e mais dependentes delas. Os rápidos avanços tecnológicos e os sistemas conectados estão moldando uma nova realidade em que o físico e o digital se misturam cada vez mais.
Evidente que essas mudanças sociais compartilhadas oferecem oportunidades pessoais e profissionais, mas também apresentam desafios. Por exemplo, as taxas de urbanização continuam crescendo à medida que o mundo redefine o futuro do trabalho e do consumo com a tecnologia, mas a diminuição da população em áreas mais rurais pode criar escassez de mão de obra e impactar as cadeias de suprimentos.
Setores como o transporte, armazenamento e administração seriam as áreas mais afetadas por essa redução, já que parte de suas funções poderão ser realizadas por máquinas programadas para entregar aquilo que um humano entregava antes.
Com uma grande base de dados e uma alta capacidade de processamento dessas informações, as empresas que investirem e souberem utilizar a inteligência artificial ganharão em performance. Esse aumento da performance leva ao aumento da produtividade, já que tarefas burocráticas e de interpretação de informações que antes eram feitas por humanos e levavam tempo para serem realizadas passam a ser feitas rapidamente e com menores chances de erros.
Você pode achar que os impactos da inteligência artificial ainda estão longe de chegar na sua empresa, porém, estar preparado para elas é uma forma de sair à frente dos concorrentes. Uma excelente maneira de fazer isso é se mantendo antenado sobre as inovações tecnológicas ligadas à IA que estão despontando nas grandes empresas e continuar se informando em meios que trazem novidades sobre o mundo da inovação.