
Aconteceu nos dias 10 e 11 de abril, na Escola Estadual Professora Iolanda Bueno de Godoi, no bairro Feital, uma ação voltada à prevenção e ao autocuidado em parceria com o projeto Help. A iniciativa tem como foco auxiliar no ensino por meio do estímulo ao autoconhecimento, ao gerenciamento das emoções, ao bem-estar nos relacionamentos, à escuta qualificada, aconselhamentos e ao estabelecimento de vínculos de confiança, atuando em colaboração com a Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba.
A ação faz parte das atividades do Grêmio Estudantil e da pasta Conviva, que trabalha pela manutenção do bom clima escolar nas unidades, sempre com a mediação dos vice-diretores de cada escola. A parceria com o grupo Help integra um conjunto de ações voltadas ao autocuidado dos estudantes, especialmente diante das crescentes demandas relacionadas à saúde mental dos adolescentes.
O grupo Help promove um leque de atividades que podem ser implementadas nas instituições de ensino com o objetivo de revitalizar o ambiente escolar e contribuir com a formação integral dos alunos.
No parágrafo oitavo do artigo quarto da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996), está estabelecido que o “dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde”.
Nesse contexto, a Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba tem se empenhado em estreitar parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde, a fim de promover momentos de reflexão, conscientização e cuidado junto aos estudantes.








