Nesta quarta-feira (17), será inaugurada a Praça José Alberto Monteclaro César, no Flamboyant, às 16h30. A construção da praça foi realizada com mão de obra dos funcionários da Secretaria de Governo e Serviços Públicos da Prefeitura. O local conta com academia da melhor idade, parque infantil, quadra de areia, bancos, lixeiras, iluminação de LED e calçadas.
Biografia do homenageado
Nascido no dia 6 de outubro de 1927, em Lorena, José Alberto Monteclaro César se tornou pindamonhangabense de coração ao longo da vida. Filho de Francisco Romeiro César e Evangelina Monteclaro César, veio para Pindamonhangaba em 1947 para servir o exército no Batalhão Borba Gato, em sua primeira tropa. Conheceu Diva Pereira Monteclaro César e se casaram em 1949. Patriarca de uma grande família, tiveram cinco filhos (Maria Cristina, José Alberto, Maria Inês, Maria Diva e Maria Lúcia) e já somam 13 netos, 11 bisnetos e um tataraneto.
Sempre foi um cidadão ativo e preocupado com o próximo. Foi funcionário público estadual da Secretaria de Agricultura, sendo transferido, posteriormente, para a Secretaria de Esporte e Turismo, no qual foi Inspetor Regional e aposentou-se neste cargo. Em 1951, foi membro fundador do Rotary Clube de Pindamonhangaba. No período de 1956 a 1959, foi vereador em Pindamonhangaba, “na época em que não se ganhava por isso”, como ele gostava de enfatizar.
Em 1979, recebeu o título de Cidadão Pindamonhangabense da Câmara Municipal de Pindamonhangaba. Recebeu o título de Irmão Benemérito, em 2005, da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba. Católico de criação, dedicou grande parte de sua vida a ajudar os menos favorecidos. Foi Provedor da Santa Casa de Pindamonhangaba pela primeira vez de 1988 a 1993, e presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo de 1996 a 2005 (dois mandatos). Em 2009, exercendo o cargo de Tesoureiro da Confederação Internacional das Entidades de Misericórdia, recebeu da Ordem Internacional do Mérito das Misericórdias o título de Comendador em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados às obras de Misericórdia.
Em agosto de 2013, reassumiu o cargo de provedor na Santa Casa de Pindamonhangaba, exercendo-o até janeiro de 2017. Foi presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Pindamonhangaba de 2001 a 2017. Sempre demonstrou um carinho muito especial por esta entidade e pelo trabalho desenvolvido por ela.
Sua formação acadêmica é de advogado pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Foi presidente da subseção de Pindamonhangaba na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 1995 a 1997. Acreditava no Direito como a mais importante ferramenta para a formação de uma sociedade com valores saudáveis e dignos. Exerceu a profissão até janeiro de 2017, pelo prazer de ter a mente ocupada e por ter “obrigação com Deus de prestar serviços pelos favores que sempre recebeu Dele”, segundo as palavras do Dr. Monteclaro César. Dizia ter feito tudo o que queria durante sua vida, com dedicação e amor, e julgava-se um homem realizado.
Faleceu no dia 2 de fevereiro de 2017, deixando uma lacuna imensa, principalmente dentro de sua família, que o admira e ama muito.