Pindamonhangaba recebeu na tarde desta terça-feira, dia 17 de setembro, um novo espaço de aprendizado e qualificação profissional: a Escola Reinvente, que já transformou a vida de milhares de pessoas, oferecendo novas qualificações para o mercado de trabalho.
O novo espaço, que leva o nome do médico e ex-vereador Marcos Aurélio Villardi (Dr. Marco Aurélio), funcionará no antigo prédio do arquivo municipal (rua Dr. Rubião Junior, 413, centro) e vai oferecer uma variedade de cursos, como libras, estética, artesanato, cozinha e elétrica. A exemplo de outras áreas, o antigo prédio passou por uma remodelagem, após a digitalização de todos os documentos que haviam no arquivo municipal.
Com a nova função do prédio – agora totalmente reformulado – mais oportunidades e objetivos serão oferecidos aos participantes dos cursos do Reinvente, uma das ações do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba. As salas onde vão acontecer os cursos contam com equipamentos onde os alunos terão a oportunidade de aprender com seus professores.
O Projeto Reinvente, criado em 2019, emitiu, somente no ano de 2023, mais de 14 mil certificados. Com cursos rápidos e práticos, a iniciativa – atualmente com 42 professores – tem como objetivo qualificar e proporcionar novas oportunidades profissionais para a população e, desta maneira, criar renda para as famílias e para as pessoas que também buscam uma recolocação no mercado de trabalho. As inscrições para as novas turmas serão abertas no início de outubro.
O novo prédio recebeu o nome do Dr. Marco Aurélio, que nasceu no Rio de Janeiro, mas dedicou sua vida à medicina e à comunidade pindamonhangabense. Eleito vereador por duas vezes, foi um defensor da saúde pública e deixou um legado de humanismo e compromisso social. Dentre os feitos, atuou como plantonista na maternidade da Santa Casa por mais de 40 anos, realizando mais de 12 mil partos em Pindamonhangaba.
A família do Dr. Marco Aurélio esteve presente à inauguração, agradecendo pela homenagem: sua esposa Rosiléia, as filhas Alessandra, Juliana e Camila, seus esposos Richele, Emerson e Ribamar; netos Pedro, Letícia, Roberto, Laura e Lavínia e a cunhada Gracinda.