
Aconteceu nesta segunda-feira, 14 de abril, a ação de prevenção às violências promovida pela Escola Estadual Ivone Nogueira de Azevedo, no bairro Triângulo, que contou com a participação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), representada pelo Projeto Recomeçar.
A ação foi desenvolvida em formato de roda de conversa, mediada pelas advogadas Sandra Patrícia Monteiro Nunes e Maria Rosimeire Gouveia, e contou com a presença dos alunos do 8º e 9º anos da unidade. A temática explorada abordou as diversas formas de violência que podem ocorrer no ambiente escolar, em casa ou na vida social.
A atividade faz parte das ações da pasta Conviva, que cuida das questões ligadas à manutenção do bom clima escolar nas unidades. O diretor escolar Geber Ricardo Nogueira, em parceria com a psicóloga Laís Rosa, que atende a unidade, desenvolve um trabalho contínuo junto aos estudantes para mitigar situações que envolvam violências, bullying e outros riscos ao bem-estar dos alunos.
Segundo o Instituto Abrace, cerca de 38% das escolas brasileiras relatam enfrentar problemas de bullying, conforme dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mais de 28 mil escolas disseram ter registrado casos de bullying como ameaças ou ofensas verbais, o que representa 37,8% das mais de 74 mil escolas participantes da pesquisa.
A Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba vem desenvolvendo ações pontuais nas unidades escolares, promovendo conscientização, orientação e prevenção dessas temáticas. O grêmio estudantil tem atuado de forma constante no combate ao bullying e à violência, buscando amenizar os impactos desse contexto nas escolas.
Essas ações são realizadas a partir de parcerias com ONGs, equipamentos sociais e profissionais liberais, pois a escola pública necessita de medidas sérias e assertivas para fortalecer o combate às diversas formas de violência. Toda a sociedade precisa se organizar para enfrentar esse cenário de maneira conjunta e efetiva.








