Pindamonhangaba continua a ser um celeiro de talentos esportivos, e o Pinda FC é a mais nova sensação do futebol paulista e nacional. Encerrando a temporada de 2024, o time tem se destacado no cenário do futebol estadual, ganhando visibilidade entre grandes clubes brasileiros. Nas últimas semanas, olheiros do Botafogo/RJ e do São Paulo visitaram a cidade para acompanhar as categorias de base do Pinda FC, que estrearam este ano nas competições de iniciação Sub-11 e Sub-12 e já mostraram um grande desempenho.
Na primeira metade do ano, o Pinda FC conquistou o vice-campeonato Sub-12 da Paulista Cup e foi campeão da Piquete Cup com a categoria Sub-11. Alguns jogadores talentosos, como Pedro Lucas “Pedrão” e Enzo Fogaça, já seguiram para clubes renomados como Palmeiras e Corinthians. No segundo semestre, as equipes continuaram a impressionar e se classificaram entre as 16 melhores no Campeonato Paulista, que começou com 84 times. O destaque do Sub-11, Davi Vicenti, se destaca como um dos artilheiros do torneio, com 8 gols, e a equipe luta por uma vaga nas quartas de final.
Além do Campeonato Paulista, o Sub-11 e o Sub-12 também se classificaram para as finais da Copa São Paulo, organizada pela Associação Paulista, e disputarão o título no fim de novembro.
O secretário de Esportes, Everton Chinaque, destaca o impacto do trabalho de base como fundamental para uma estrutura sólida, vislumbrando a profissionalização do futebol na cidade. Segundo ele, o apoio da Secretaria de Esportes e do prefeito Dr. Isael tem sido essencial, e já há conversas com o prefeito eleito, Ricardo Piorino, para que essa profissionalização se torne realidade em breve.