Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Envelhecer com saúde: desafios e caminhos para a qualidade de vida após os 60 anos

O envelhecimento populacional é uma das maiores vitórias da medicina moderna, mas traz consigo um desafio que não pode ser ignorado: como podemos viver esses anos “a mais” com autonomia e vigor?

Com o aumento da expectativa de vida, cresce também a necessidade de olhar com maior atenção para os desafios de saúde enfrentados pelas pessoas com 60 anos ou mais.

Ao ultrapassarmos essa marca, o corpo humano entra em uma fase de maior vulnerabilidade, onde a gestão da saúde deixa de ser uma questão de “consertar o que quebrou” para se tornar uma estratégia contínua de preservação e equilíbrio.

Nessa fase, é comum o surgimento de comorbidades, ou seja, a presença simultânea de duas ou mais doenças crônicas que impactam diretamente a autonomia, a funcionalidade e a qualidade de vida do idoso.

Hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, osteoartrose e doenças cardiovasculares frequentemente caminham juntas, além de alterações metabólicas, cognitivas e emocionais.

Por vezes, esses problemas se inter-relacionam e potencializam limitações físicas, risco de quedas, perda de massa muscular e dependência funcional.

O grande perigo não está apenas nas doenças em si, mas no efeito cascata que pode causar.

Quebrar esse ciclo exige mais do que uma prescrição isolada; exige uma rede de suporte.

O cuidado com o idoso não pode ser fragmentado. A atuação multiprofissional integrada ganha protagonismo como um dos pilares mais eficazes na prevenção de agravos e na promoção de um envelhecimento mais saudável.

O médico geriatra tem papel importante nesse processo, pois é o profissional capacitado para avaliar o idoso de forma global.

A nutrição adequada é outro fator decisivo. O nutricionista atua na prevenção e no controle das doenças crônicas, na manutenção da massa muscular e no fortalecimento do sistema imunológico.

A Osteopatia e a fisioterapia desempenham papéis essenciais na preservação da mobilidade, do equilíbrio e da funcionalidade.

Mais do que prolongar a vida, esse cuidado tem como objetivo principal garantir que os anos sejam vividos com autonomia, dignidade e qualidade.

Envelhecer é inevitável. Envelhecer com saúde, funcionalidade e bem-estar é uma construção.

Saúde & Bem estar

Dr. José Carlos Nogueira
Dr. José Carlos Nogueira
Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba
loader-image
Pindamonhangaba, BR
18:47, pm, junho 26, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 160

Tribuninha N° 160

26 de junho de 2026
Edital 10474

Edital 10474

26 de junho de 2026
Edição 10474

Edição 10474

26 de junho de 2026

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio