
No dia 9 de outubro, Campos do Jordão recebeu o Encontro Macrorregional das seis Diretorias de Ensino da Região do Vale do Paraíba e Litoral, parte do Polo 13, que inclui Pindamonhangaba, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caraguatatuba e Guaratinguetá. O evento reuniu 301 escolas, abrangendo aproximadamente 154 mil alunos da região.
Esse encontro faz parte das metodologias de trabalho dos Grêmios Estudantis da Secretaria Estadual de Educação e está incluído no Calendário Oficial da Secretaria, sendo a terceira edição do evento. As edições anteriores foram sediadas pelas diretorias de São José dos Campos e Jacareí.
Neste ano, o tema central foi a “dimensão da transformação”, focando nas ações dos alunos gremistas e ressaltando a importância da consciência do potencial transformador que todos os jovens possuem. O evento proporcionou uma grande oportunidade de interação, troca de experiências e incentivo a boas práticas nas Unidades Escolares do Polo 13.
O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. Ele atua como o órgão máximo de representação dos alunos, permitindo que eles defendam seus direitos e aprendam ética e cidadania na prática. A Secretaria de Estado da Educação valoriza a representação estudantil, pois ela é fundamental para a democratização da escola.
Assim, os gestores das escolas públicas são incentivados a estimular a formação de Grêmios, já que eles apoiam a gestão colegiada da direção escolar. A função do Grêmio Estudantil é garantir a participação democrática dos jovens em todo o processo de gestão da Unidade Escolar, sendo essencial a conscientização sobre seu papel e a importância do fortalecimento desse colegiado para que a democracia seja exercitada de forma consciente e responsável.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e fortalecer interações entre os jovens. Um dos momentos concretos foi a construção conjunta de seis painéis, com a entrega de um painel como motivação para fortalecer esse processo nas Diretorias e Unidades Escolares de origem.
Os participantes consideraram o encontro um grande desafio para que a escola pública seja reconhecida como um espaço seguro, atrativo e propício para o crescimento integral do estudante, tanto em sua formação pedagógica quanto cidadã.