Com base nesse princípio inspirador, a equipe de Educação Especial da Diretoria de Ensino Região de Pindamonhangaba se organizou para receber os professores especializados que atenderão os estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial no segundo semestre letivo.
Nos dias 25 e 26 de julho, a Equipe de Educação Especial, representada pela Professora Especialista em Currículo Paula Dantas e a Supervisora Miriam Alves, realizou uma importante Orientação Técnica. O objetivo foi formar os professores especializados do projeto do Ensino Colaborativo e os professores especializados do Atendimento Educacional Especializado.
No dia 25 de julho, o foco da Orientação Técnica foram os professores especializados do Projeto do Ensino Colaborativo. O Projeto do Ensino Colaborativo, instituído pelo artigo 12 do Decreto nº 67.635/2023 e normatizado pela Resolução SEDUC 21/2023, se desenvolverá como forma de AEE Expandido. Essa iniciativa visa proporcionar suporte e acompanhamento pedagógico, promovendo a inclusão dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial nas classes comuns do ensino regular.
A equipe da Educação Especial de Pindamonhangaba enfatiza a importância da formação e capacitação dos professores especializados no processo de inclusão. O Projeto do Ensino Colaborativo se estrutura em eixos fundamentais, como a articulação entre os professores regentes, o aperfeiçoamento dos apoios para a inclusão, a formação continuada dos docentes e a promoção de espaços para o diálogo e planejamento das questões inclusivas na unidade escolar.
No dia 26 de julho, a formação foi destinada para os professores especializados do Atendimento Educacional Especializado. A Orientação Técnica focou em temas fundamentais para o Atendimento Educacional Especializado, destacando a importância da inclusão e da qualidade educacional. Durante a orientação, foram abordados tópicos como Introdução à Educação Especial, Legislações Vigentes, Avaliação Pedagógica Inicial, Plano de Atendimento Educacional Especializado, Atendimento Educacional Especializado como apoio à inclusão, Portfólio, entre outros.
A equipe demonstrou preocupação e comprometimento com a formação e capacitação dos professores especializados, ressaltando o lema inspirador de Augusto Cury: “Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros.” Essa citação ressalta a necessidade de empatia, compreensão e colaboração para construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e acolhedor.
A Orientação Técnica reforçou a importância da capacitação contínua dos professores, visando fortalecer as práticas pedagógicas e promover um ambiente educacional mais inclusivo. O comprometimento da equipe em fortalecer o Atendimento Educacional Especializado como um suporte efetivo à inclusão demonstra a busca constante por práticas pedagógicas mais justas e igualitárias. A valorização da diversidade e o respeito às singularidades de cada aluno são pilares fundamentais para a construção de uma educação mais inclusiva e humana.
A equipe está comprometida em fomentar a cultura inclusiva nas escolas públicas, garantindo ambientes cada vez mais equânimes e acolhedores para todos os estudantes. O trabalho conjunto entre os professores especializados, a equipe gestora e os funcionários escolares visa criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e de qualidade para todos. Juntos, eles acreditam que a diversidade enriquece a educação e a inclusão fortalece a humanidade. A educação inclusiva é um caminho de transformação e crescimento para todos os envolvidos.