
A Escola Municipal João Kolenda alcançou o primeiro lugar no Circuito Vale Paraibano Escolar de Xadrez, uma competição que reuniu estudantes de escolas de toda a região no último fim de semana. Com 30 representantes, a escola localizada no bairro Bem Viver destacou-se em diversas etapas e categorias.
Os alunos que se destacaram no resultado geral do campeonato foram Geovana Kathleen Santos de Padua, décima colocada na categoria sub 12 feminino, e Matheus Vinícius Nunes de Oliveira, José Eduardo Guimarães dos Santos e Adriel da Silva Teodoro, que também figuraram entre os dez melhores em suas respectivas categorias.
Essa conquista é fruto do trabalho contínuo desenvolvido pelo projeto de xadrez, que está em andamento há aproximadamente dois anos. O projeto é liderado pelo diretor da escola, Bruno Ricardo Cezario, um entusiasta do jogo. “O xadrez é uma ferramenta incrível para o desenvolvimento cognitivo das crianças”, destaca o diretor. “Ele contribui para melhorar o raciocínio lógico, concentração e tomada de decisões. Além disso, é um jogo muito divertido, que as crianças adoram.“
O projeto de xadrez recebe apoio da comunidade local, que realiza doações para a aquisição de materiais e a realização de eventos. Os planos futuros incluem a expansão do projeto para todas as turmas da escola, bem como a criação de um Circuito Municipal de Xadrez. O resultado obtido pela Escola João Kolenda é um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformada por meio da paixão e apoio da comunidade.